Zcas se configura e mantém tempo fechado e muita chuva em MG

em 15/02/2021 - Por Redacao

No restante de SP, RJ e ES, tem sol e calor com pancadas de chuva entre a tarde e a noite acompanhadas de trovoadas.

A presença de um cavado em altitude, um corredor de umidade da Amazônia e uma área de baixa pressão atmosférica na costa de SP ajudam a deixar o tempo instável no Sudeste. A chuva pode ser mais expressiva entre RJ e o litoral paulista e região central, oeste e sul de Minas. Em outras áreas, as aberturas de sol permitem a subida da temperatura e a chuva vem em forma de pancadas com trovoadas.

Chuva volumosa entre o RJ e MG

Na terça-feira (16), uma Zona de Convergência do Atlântico Sul se configura e com isso tem muita chuva na maior parte de Minas Gerais. No oeste paulista, o tempo já abre. Em outras áreas, a maior parte do dia tem sol, temperaturas em elevação, pancadas de chuva com trovoadas e ventos moderados. A chuva pode ser mais volumosa no estado fluminense e no centro e sul de Minas Gerais, com potencial para transtornos como alagamentos.

Mapa da previsão de chuva nesta quarta-feira (17) | Fonte: Somar

Na quarta-feira (17), o oeste paulista fica com tempo aberto e ensolarado, sem previsão de chuva. No restante de SP, RJ e ES, tem sol e calor com pancadas de chuva entre a tarde e a noite acompanhadas de trovoadas. Já a Zona de Convergência do Atlântico Sul que alimenta uma frente fria no oceano, mantém muitas nuvens e chuva pesada em grande parte de Minas Gerais, inclusive em BH. Nestas áreas, as temperaturas não conseguem subir muito.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post: