VERÃO | Confira os principais destaques de chuva e temperatura para a nova estação

em 22/12/2020 - Por Redacao

Em 2020, a estação será marcada pelo fenômeno La Niña no Pacífico, que vem ganhando força aos poucos

O Verão começou no último dia 21 de dezembro às 7h02min (hora de Brasília). Hora que marca o solstício de verão, o momento em que o Hemisfério Sul recebe o máxima de radiação solar. A data também que marca o dia mais longo do ano e a noite mais curta. Como bem sabemos, o verão no Brasil é considerado um período quente e chuvoso na maior parte do país.

La Niña marcando presença ainda em 2020

Em 2020, a estação será marcada pelo fenômeno La Niña no Pacífico, que vem ganhando força aos poucos. Apesar de não ser necessariamente o mais forte, este evento de La Niña está sendo considerado o terceiro mais intenso nos últimos 20 anos, perdendo apenas para os anos de 2008 e 2010.

Quais os impactos do fenômeno?

O La Niña em sua atuação, impacta em chuva abaixo da média no Sul no decorrer da estação, ainda mais se considerarmos que o ano de 2020 como um todo já teve pouca chuva.

Para este Verão, apenas o litoral da região Sul é que deve ter precipitações perto do normal. Outras áreas com previsão de menos chuva do que o normal são o sul de Mato Grosso do Sul, Nordeste, norte do Tocantins e leste do Pará.

Chama a atenção o Nordeste ter menos chuva do que o normal, já que esta região é que normalmente recebe chuva mais intensa em períodos de La Niña.

Mapa da previsão de chuva para o verão | FONTE SOMAR

Já as áreas de chuva acima do normal são o litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Espírito Santo, Acre, Roraima, Amapá e oeste e norte do Amazonas. Outras áreas do Brasil deve ficar com chuvas dentro da média no Verão.

Apesar disso, a precipitação não será frequente durante todos os três meses, sobretudo no Sul, e nem será capaz de aumentar o nível dos reservatórios nesta região.

E as temperaturas?

A temperatura permanecerá próxima da média histórica na maior parte do Brasil.

Mapa de temperatura para o verão | FONTE: SOMAR

O calor acima do normal será visto no oeste e sul do Rio Grande do Sul, região Centro-Oeste e estados como Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Pará.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: