As temperaturas máximas estão bastante elevadas no Rio Grande do Sul nos últimos, justamente por causa de uma condição conhecida como pré-frontal, quando o calor aumenta antecedendo a chegada de uma nova frente fria.
Segundo dados da estação automática do INMET, na última segunda-feira (11) em Porto Alegre, além de ter sido o quarto dia consecutivo com máximas acima dos 35ºC, fez 38,3ºC. A sensação térmica foi de 41ºC na capital gaúcha.
Também foi o dia mais quente em Porto Alegre desde 31/12/19, quando fez 40,3ºC pela estação automática do INMET.
Outras cidades também registraram temperaturas elevadas no estado gaúcho. Destaque para a cidade de Rio Pardo-RS, que registrou nos termômetros 40,3ºC durante a tarde.
De acordo com o banco de dados da Somar Meteorologia, que iniciou em 2000, esta foi a maior temperatura já registrada na cidade de Rio Pardo. Antes, a temperatura extrema na cidade havia sido 40,2ºC em 14/03/20.
Depois da passagem da frente fria pelo Sul, as temperaturas ficam mais baixas nesta quarta-feira (13), se comparadas aos dias anteriores. Porém, na quinta-feira (14) o calor já aumenta bastante e a sexta-feira (15) será mais um dia bastante quente no estado com chance para novos recordes de temperatura.
No final de semana, a chegada de uma nova frente fria faz o calor aliviar um pouco, mas nada o suficiente para trazer sensação de frio.
Veja agora a previsão do tempo em sua cidade