Brasil é o país campeão de raios

em 28/01/2019 - Por Redacao

Entenda porque o Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o planeta e saiba como se proteger.

Muito se tem ouvido falar sobre raios neste verão, acidentes e até mortes já foram registrados desde o início da estação.

Os meses com maior incidência de raios, no Brasil, são exatamente os meses em que estamos, de dezembro a março. Por isso, a população deve se preparar para se proteger desse fenômeno e, assim, evitar sérios riscos.

A explicação para o Brasil ser o alvo dos raios é geográfica, pois a maior parte do país está na zona tropical, o que facilita a formação de tempestades. No Brasil, 50 milhões de raios atingem o solo anualmente, posicionando o país no ápice dos países com maior índice de raios no mundo.

Como se formam os raios?

Os raios surgem quando as nuvens de chuva se formam e dentro delas há muitos cristais de gelo e granizos. Os granizos, que em sua natureza são mais pesados, colidem com cristais de gelo, que são mais leves, e acabam sendo carregados com cargas negativas, enquanto os cristais de gelo ficam
carregados positivamente, por exemplo.

Foto da telespectadora Alana Robert – Piracicaba SP

Por fim, os raios descem ao chão, pois eles buscam cargas elétricas opostas e geralmente apresentam um caminho mais fácil, ou seja, com menos resistência do ar, e não um caminho mais curto. Uma grande curiosidade é que seu comprimento em média é de quilômetros e sua temperatura chega a atingir 30 mil graus Celsius.

9 a cada 10 pessoas sobrevivem a raios

Segundo a National Geographic: Cerca de 2.000 pessoas são mortas no mundo por raios a cada ano. Sendo que centenas sobrevivem a elas, mas sofrem de uma variedade de sintomas duradouros, incluindo perda de memória, tontura, fraqueza, dormência e outras doenças que alteram a vida. A queda de raios podem causar parada cardíaca e queimaduras graves, mas 9 de cada 10 pessoas sobrevivem.

Mortes por raios nos últimos dias

Segundo a Defesa Civil, no município de Ilhabela, por volta das 23h do domingo (20), no Pico Baepi – Bairro Itaguaçú, durante um forte temporal, dois jovens foram atingidos por um raio enquanto acampavam em uma barraca de camping, na pedra mais alta (1200 metros) do morro.

Uma vítima foi socorrida com ferimento leves e o outro jovem (de 17 anos)
veio a óbito no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, se trata de um local difícil acesso e somente às 07h de segunda-feira (21) conseguiu retirar os jovens da mata.

Como se proteger?

Não permaneça na rua ou em locais abertos durante tempestades, principalmente se estiver segurando objetos metálicos que atraem a descarga. Evite aproximação com linhas telefônicas, tomadas, janelas e estruturas metálicas.

Durante uma tempestade, não mexa no celular enquanto ele estiver carregando. Quando a rede elétrica é atingida por um raio, ela de propaga pela fiação, atingindo o que estiver no fim da tomada. O mesmo principio vale para o telefone com fio, chuveiro e torneira elétrica.

Evite campos abertos como áreas agrícolas, praias, estacionamentos e campos de futebol. Locais assim costumam ser alvos dos raios, por isso é importante sair  imediatamente destes locais quando começar uma tempestade. A mesma regra vale para cordilheiras, topos de morros e prédios.

Desligue da tomada eletrodomésticos e eletroeletrônicos, evitando que eles queimem devido uma tensão na rede elétrica.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post: