Outono em SÃO PAULO | Veja os principais destaques da estação para a região

em 20/03/2021 - Por Redacao

Entre o final de maio e o decorrer de junho, as condições favoráveis à ocorrência de geadas aumentam, especialmente no sul de SP e na região da Serra da Mantiqueira.

A estação do outono é caracterizada pela redução das chuvas e a gradual diminuição das temperaturas no estado de São Paulo.

A chegada da nova estação marca a transição entre o clima chuvoso e quente do verão e o período frio e seco do inverno. O mês de março sinaliza o fim da estação chuvosa, quando então os eventos de chuva tornam-se cada vez menos frequentes.

Sistemas atuantes 

Os sistemas convectivos (áreas de instabilidade) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS: extensa faixa de nuvens que se estende desde a Amazônia, passando pelo Brasil Central até o Sudeste), os quais predominam nos meses de verão, são mais raros ao longo do outono, o que favorece a redução das chuvas.

A passagem de frentes frias na região é a maior responsável por regular o regime de precipitação durante esta época. Apenas os sistemas mais organizados são capazes de provocar volumes significativos de precipitação, tornando assim os eventos de chuva mais esporádicos.

É no mês de maio que as massas de ar frio começam a atuar com maior intensidade. Época em que as temperaturas costumam sofrer acentuado declínio. Entre o final de maio e o decorrer de junho, as condições favoráveis à ocorrência de geadas aumentam, especialmente no sul de SP e na região da Serra da Mantiqueira.

Baixa umidade do ar na estação de Outono

A umidade relativa do ar fica frequentemente baixa durante as tardes, apresentando valores por vezes menores que 30%, especialmente no interior.

Também é nessa época do ano, ao final do trimestre, que os nevoeiros passam a ocorrer com mais frequência, devido à intensificação do resfriamento noturno (noites cada vez mais longas com menor cobertura de nuvens) e ao fenômeno conhecido por inversão térmica, o qual também ajuda na deterioração da qualidade do ar.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: