Frente fria e Ciclone Extratropical se formam no Sul nesta quinta-feira (4)

em 04/02/2021 - Por Redacao

O mar deve ficar muito agitado na costa gaúcha e do Sul do Brasil com risco para ressaca em algumas praias.

Na noite desta quarta-feira (3), a formação de um Ciclone Extratropical ajudará a reforçar os temporais na região Sul do país. A chuva vem forte e volumosa, com trovoadas, eventual granizo e condição para transtornos, como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores, inclusive nas três capitais. Por fim, tem previsão de rajadas de vento até o final do dia entre 60 e 80 km/h no litoral da região.

Ciclone Extratropical 

O Ciclone extratropical que está se formando no Rio Grande do Sul tem possibilidade de ser um ciclone bomba, só que diferente do que tivemos em junho/2020 onde sua formação foi sobre o estado do RS e mais forte, esse será no mar, e próximo da costa do estado.

Os maiores impactos serão previstos para a costa do estado gaúcho e proximidades, com rajadas de vento de mais de 80km/h. Assim, esse ciclone extratropical explosivo, pelas simulações variam entre fraca à forte intensidade. E perto da costa, há a possibilidade de ser entre fraca à moderada, segunda as atuais simulações. O mar deve ficar muito agitado na costa gaúcha e do Sul do Brasil com risco para ressaca em algumas praias.

Chuva no Sul diminui até o fim de semana

Na quinta-feira (4), com a passagem de uma frente fria acoplada a um Ciclone Extratropical no Oceano Atlântico, atenção para a faixa costeira dos três estados, onde se esperam chuva intensa e volumosa, com risco para transtornos. Previsão de ventos entre 60 e 80 km/h ao longo do litoral. 

Na sexta-feira (5), a frente fria se afasta muito rapidamente para o Oceano e a chuva finalmente diminui em todo o Sul. Condição para chuva mais isolada nas áreas litorâneas, além de ventos entre 40 e 60 km/h. A maior parte dos três estados da região fica com tempo aberto. Por fim, o mar fica agitado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em relação as temperaturas

A partir da sexta-feira (5) com a mudança dos ventos para o quadrante sul, as temperaturas na região Sul devem cair, principalmente as mínimas. Em Passo Fundo-RS mínima de 11ºC, máxima de 22ºC e em Lages-SC a mesma condição para esta sexta (5).

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post: