El Niño continua durante o inverno

em 21/06/2019 - Por Redacao

El Niño prossegue no inverno, mas aquecimento arrefece na primavera.

Em boletim atualizado no dia 13 de junho, o Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), manteve a previsão de um El Niño fraco para o inverno do Hemisfério Sul com 66% de chance de ocorrência. Por enquanto, a NOAA manteve a manutenção do El Niño para a primavera 2019 e verão 2020, mas diminuiu a chance de ocorrência do fenômeno para algo entre 50% e 55%.

Efeitos do El Niño no inverno 

Diante de tudo isso, é possível especular alguns cenários para o Brasil nos próximos meses. O inverno será influenciado pelo fenômeno El Niño e seus efeitos são mais sentidos na Região Sul e nos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul com chuva acima da média.

Já na maior parte do Brasil deve predominar um clima seco e com temperatura acima da média. Simulações indicam chuva acima da média em uma grande faixa que engloba os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul e leste de Minas Gerais.

Os maiores desvios de chuva são previstos no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, todo o Estado do Paraná, o sudoeste de São Paulo, o sul de Mato Grosso do Sul e as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

No Norte e Nordeste, a chuva oscilará entre a média e abaixo da média, mas isto requer atenção. Nas capitais do leste Nordeste, os maiores acumulados do ano acontecem justamente no inverno. Então, chover abaixo da média não implica obrigatoriamente chover pouco.

Na primavera, por enquanto, a chuva acima da média está concentrada sobre o oeste e sul do Brasil, padrão esperado sob influência do El Niño.

Calor acima da média 

Além da chuva acima da média, o calor dominará o Brasil com extremos de temperatura máxima a partir de agosto sobretudo em Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Algumas ondas de calor devem aparecer de forma mais precoce que o registrado no ano passado com destaque para a primeira quinzena de setembro.

O que o inverno traz?

O inverno que começa no dia 21 de junho de 2019 traz consigo características típicas que impactam a rotina da população. São elas: nevoeiros, baixa umidade relativa do ar durante as tardes, inversão térmica, veranico, além do aumento da poluição e de focos de incêndio.


Veja agora 
a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: