JÁ É 2021 | Confira como será o mês de janeiro em todo país

em 13/01/2021 - Por Redacao

Janeiro segue influenciado pelo fenômeno La Niña, que mantém a atmosfera mais resfriada e deixa as frentes frias mais costeiras no Brasil.

O mês de janeiro ainda segue influenciado pelo fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial, que mantém a atmosfera mais resfriada e deixa as frentes frias mais costeiras no Brasil. O fenômeno dificulta – mas não impede – a ocorrência de extremos de temperatura.

Mapa da previsão de temperatura no Brasil em janeiro | fonte: SOMAR

Além disso, não é só o Pacífico que influencia o tempo no Brasil: As águas do Oceano Atlântico estão mais quentes do que o normal, e o calor liberado na atmosfera fornece combustível para os sistemas meteorológicos costeiros.

Mapa da previsão de chuva no Brasil em janeiro | fonte: SOMAR

Confira agora a previsão do tempo para janeiro, região por região. 

Região Sul 

Na região Sul, o mês de janeiro será de chuva entre a média e acima da média nos três estados da região, especialmente na primeira quinzena do mês. A partir da segunda quinzena de janeiro, no entanto, aumenta o risco de estiagens regionalizadas ao longo da fronteira com o Uruguai.

No Sudeste

No Sudeste, há previsão de chuva acima da média em São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais, e abaixo da média no norte de Minas Gerais. Mesmo as áreas que receberão menos chuva que o normal, terão alguma precipitação. A segunda quinzena ser á mais chuvosa do que a primeira, mas atenção, pois os acumulados podem não ser expressivos em algumas áreas.

Vale lembrar que estamos em pleno verão e o mês de janeiro já é um dos mais quentes e chuvosos do ano, e é comum que sigam ocorrendo temporais com transtornos em áreas de risco, como alagamentos e deslizamentos, além de quedas de árvores.

Centro-Oeste

Em janeiro, a gangorra da chuva penderá mais para sul com acumulado acima da média em boa parte de Mato Grosso do Sul e no sul dos estados de Goiás e de Mato Grosso.

Região Nordeste

Já no Nordeste há previsão de chuva entre a média a abaixo da média. O acumulado será mais elevado apenas ao longo da divisa da Bahia com o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

Norte do país

Por fim, na região Norte, a precipitação acima da média histórica será vista no norte do Amapá, Roraima e boa parte do Amazonas.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post: