Confira como será o mês de fevereiro em todo país!

em 09/02/2021 - Por Redacao

O mês até começa com chuva no Rio Grande do Sul, porém no decorrer do mês a chuva vai ficando cada vez mais espaçada e irregular.

O mês de fevereiro também será marcado pelo o oceano Pacífico mais frio, ou seja, com o La Niña. Porém, com as águas do oceano Atlântico mais quente, os efeitos sentidos aqui no Brasil não deverá ser de um La Niña clássica com o Sul do Brasil seco e o Nordeste chuvoso.

As previsões indicam que a metade oeste do Rio Grande do Sul, praticamente todo o Nordeste, norte de Minas Gerais e o Tocantins devem ficar abaixo da média climatológica do mês. Porém não significa que será completamente seco. O mês até começa com chuva no Rio Grande do Sul, porém no decorrer do mês a chuva vai ficando cada vez mais espaçada e irregular.

Mapa da previsão de chuva no Brasil em fevereiro | fonte: SOMAR

Já no Nordeste será o oposto: a primeira semana será de pouca chuva e depois ocorre de forma bem irregular. A exceção do Nordeste é o leste da Bahia onde deve ter chuva dentro da média. Isso porque a Oscilação Madden Julian (uma oscilação que influencia as áreas tropicais do globo) deve favorecer o avanço de frente frias pelo Sudeste e algumas até podem alcançar o estado baiano.

A chuva também fica dentro da média no leste gaúcho, sul catarinense, algumas áreas de Minas Gerais, Goiás e no leste de Mato Grosso e do Pará. Já nas outras áreas do Brasil (norte e leste de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais (zona da mata, sul e triângulo mineiro) e entre Mato Grosso do Sul e praticamente toda a região Norte a chuva fica acima da média.

E como ficam as temperaturas?

Em relação às temperaturas, grande parte do Brasil deve ficar dentro da média. Apenas o Rio Grande do Sul, Nordeste e norte de Minas Gerais devem fazer mais calor do que o normal. Já o norte do Amazonas e Roraima, ficam abaixo da média.

Mapa da previsão de temperatura no Brasil em fevereiro | fonte: SOMAR

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: