Chuva retorna aos poucos para o Nordeste

em 13/01/2021 - Por Redacao

Até o fim desta semana tem previsão de chuva expressiva no oeste baiano, entre o Maranhão, Piauí e oeste de Pernambuco

Neste momento estamos com o fenômeno La Niña configurado no Oceano Pacífico Equatorial.

Como é comum quando este sistema atua, é de se esperar bastante chuva para o Nordeste. Mas não é somente as águas do Oceano Pacífico que mandam nessa distribuição de chuva. Há outros sistemas que precisam estar interligados para manter o tempo instável.

Um sistema neste momento que está colaborando para que a chuva aconteça é o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está atuando próximo à costa da Bahia, intensificando a chuva na região e mantendo os acumulados mais elevados entre Ilhéus e Salvador.

Altos acumulados previstos para os próximos dias  

Na quinta-feira (14), destaque para chuva forte esperada entre o centro-sul do Maranhão e Piauí, e também no oeste da Bahia, devido à áreas de instabilidade no alto da atmosfera combinadas à grande disponibilidade de calor e umidade. Atenção para volumes elevados e risco para transtornos nestas áreas. Nas demais áreas a chuva é mais rápida e isolada, e desde o interior de SE até o RN e região central do CE, o tempo firme predomina.

Na sexta-feira (15), previsão de chuva forte esperada para todo o litoral da Bahia, devido à presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Fica o alerta para potenciais transtornos causados pela chuva intensa nestas áreas. Chove de maneira expressiva e com trovoadas entre o centro-sul do Maranhão e Piauí, assim como nas demais áreas baianas. No interior do Ceará, e no oeste da Paraíba e Pernambuco, o tempo firme predomina.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: