Chuva forte em SP deve permanecer nesta primeira e segunda quinzena de março

em 03/03/2021 - Por Redacao

Atenção com áreas do litoral Sul de São Paulo, Região Metropolitana de SP, Campinas, e Vale do Paraíba

A chuva que caiu no estado de São Paulo neste último fim de semana tem a influência de um vórtice ciclônico nos altos e médios níveis da atmosfera.

Além disso, há duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma entre a costa de SP e do RJ e outra entre SP, MS, e MG que favorecem a ocorrência da chuva. Além destes sistemas, tem a zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que traz a umidade da Amazônia até o Sudeste.

Para os próximos dias, há ainda maior potencial para chuva forte em praticamente todo o estado, com risco inclusive para eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.

Calor e chuva forte neste início de semana 

Na segunda-feira (1) faz calor em todo o estado de São Paulo, assim como na capital paulista. As chuvas vêm a partir do meio da tarde e elas estão acompanhadas por rajadas de vento de mais de 50km/h e queda de granizo.

Há riscos para alagamentos nessas áreas e quedas de árvores, inclusive na Região Metropolitana de São Paulo.

Previsão de Risco Geo-Hidrológico

De acordo com o CEMADEN, considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas regiões Metropolitanas de São Paulo, Campinas, Litoral Sul e Vale do Paraíba, devido à previsão de pancadas de chuva fortes, com potencial para gerarem altos acumulados em curto espaço de tempo, favorecendo eventos de enxurradas e alagamentos principalmente em áreas urbanas.

ATENÇÃO! Chuva aumenta nos próximos dias 

Nos próximos dias, as chuvas devem aumentar no estado de São Paulo e os acumulados previstos são mais elevados.

Há riscos para mais alagamentos e deslizamentos de terra, além de inundações e transbordamento de córregos, inclusive na Região Metropolitana de São Paulo. Essa chuva persistirá nessa primeira e segunda semana de março.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: