O OUTONO COMEÇOU | VEJA COMO SERÁ A ESTAÇÃO EM TODO O PAÍS

em 22/03/2021 - Por Redacao

O Outono marca o fim do La Niña e o início da neutralidade do oceano Pacífico. Mesmo assim, os efeitos do La Niña podem ser sentidos no começo da estação, perdendo a intensidade à medida que caminhamos para o inverno.

O outono começou oficialmente neste sábado dia 20 de março às 6h38min.

A estação é uma transição entre o verão (quente e úmido) para o inverno (frio e seco) então é normal durante a estação alguns dias serem semelhantes ao verão (principalmente no começo do outono) e outros mais parecidos com o inverno (principalmente no final do outono).

Nova estação marca o início da neutralidade climática 

A nova estação marca o fim do La Niña e o início da neutralidade do oceano Pacífico. Mesmo assim, os efeitos do La Niña podem ser sentidos no começo da estação, perdendo a intensidade à medida que caminhamos para o inverno.

Chuva abaixo no normal em boa parte do país

O outono de 2021 deve ser com chuva abaixo do normal em grande parte do Sul do Brasil (exceto o sul gaúcho que tem chuva dentro da média), Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte do Rio de Janeiro (como Costa Verde, Médio Paraíba e Grande Rio), grande parte de Minas Gerais (Triângulo, sul, Zona da Mata e RMBH), Nordeste (com exceção do sul da Bahia), Tocantins, norte de Mato Grosso, norte do Pará e sul do Amapá.

Mapa da previsão de chuva para o Outono | Fonte SOMAR

Como ficam as temperaturas no OUTONO?

Apesar do outono ter alguns dias mais frios até mesmo com possibilidade de geada nas áreas mais altas do Sul (principalmente a partir de maio) a estação será mais quente do que o normal no noroeste do Paraná, oeste e norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste. sul do Pará, Tocantins, MATOPIBA e entre o oeste de Pernambuco e o sul do Ceará.

 

Mapa da previsão de temperatura para o Outono | Fonte Somar

Todas as outras áreas do Brasil devem ter temperaturas dentro do normal.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: