Calor de até 35ºC em áreas do Sul do país

em 09/12/2020 - Por Redacao

No fim de semana a passagem de uma nova frente fria consegue levar chuva para a região Sul

Uma área de alta pressão atmosférica no Uruguai avança e inibe a formação de nuvens carregadas em parte do Sul do país. A chuva vai perdendo intensidade ao longo desta semana, e o destaque fica para as temperaturas que sobem rapidamente nos três estados. Uma frente fria consegue avançar só no fim de semana, onde teremos o retorno dos temporais na região, porém, sem grandes acumulados previstos.

Temperaturas entram em elevação 

Na quinta-feira (10), o tempo firma cada vez mais e apenas no litoral é que tem ainda muita umidade e variação de nuvens. Chove de maneira isolada entre a região sul, leste e centro do Paraná e leste de Santa Catarina, devido à áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera e a umidade que sopra do oceano. A amplitude térmica aumenta, com temperaturas mais amenas pela manhã e mais elevadas à tarde. Em Chapecó-SC, máxima de 35ºC durante a tarde, e em Passo Fundo-RS máxima de 29ºC.

Mapa da previsão de temperatura máxima para esta sexta-feira (11) | FONTE: SOMAR

Na sexta-feira (11), o tempo firme predomina em parte da região Sul, e somente em áreas da Campanha, sul Gaúcho, Paraná e litoral de Santa Catarina é que pode chover de maneira isolada, com trovoadas. O destaque fica para as temperaturas, que sobem rapidamente nos três estados, em especial no Rio Grande do Sul, onde a sensação de calor será intensa. Isso por conta de uma condição chamada de “pré-frontal”, quando os ventos quentes de norte se intensificam antecedendo a chegada de uma nova frente fria, que deve avançar pelo Rio Grande do Sul já no sábado (12).

Previsão para o fim de semana 

O final de semana é marcado pelo avanço de uma frente fria pelo Sul do país, que provoca chuva e temporais pela região. Não há expectativa para grandes acumulados de chuva, mas ela deve ocorrer acompanhada de temporais, com rajadas de vento de moderada a forte intensidade, eventual queda de granizo e descargas elétricas. Os temporais devem ocorrer principalmente entre o norte gaúcho e oeste dos demais estados.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: