Acumulado de chuva para o Brasil nesta semana

em 15/04/2019 - Por Redacao

Confira os destaques da última semana e a previsão de chuva e temperatura entre os dias 15 e 21 de abril em todo o Brasil.

Depois de muitas semanas com estiagem, a chuva finalmente retornou ao Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Campo Mourão-PR foi o município que mais recebeu chuva neste início de junho com acumulado de 160mm, o dobro do normal para o mês. No sudoeste de São Paulo, Pedrinhas Paulista recebeu 150mm. Campo Grande-MS foi o município de Mato Grosso do Sul que recebeu mais chuva: 85mm. Em Minas Gerais, destacamos os 80mm em Maria da Fé.

Previsão de chuva nos próximos dias 

Ainda há previsão de dois episódios de chuva, um hoje e outro entre quarta e sexta-feira no centro do Brasil. Ambos devem gerar acumulado entre 15mm e 30mm em Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul e sudeste de Goiás, Espírito Santo e no centro e sul de Minas Gerais.

De forma mais isolada, a precipitação também alcançará Brasília e o sul e sudoeste de Mato Grosso, além do Paraná, todas as áreas com valores entre 5mm e 15mm. A partir do fim de semana, o padrão de chuva mudará novamente. A precipitação retornará à Argentina, Uruguai, sul do Paraguai e entre o oeste do Paraná e o Rio Grande do Sul com acumulado médio de 50mm. Por outro lado, o Sudeste e o Centro-Oeste passarão por um período de tempo seco de pelo menos 20 dias.

Temperatura 

Semana fria no centro e sul do Brasil com formação de geadas desde o sul do Paraná até o Rio Grande do Sul especialmente na próxima sexta-feira (19). A chance de geada, mas não alcança áreas vulneráveis de culturas permanentes e semi- permanentes. Ainda assim, o algodão necessita monitoramento: ainda há previsão de chuva, mesmo que fraca, e temperaturas baixas até a sexta-feira (19).

 

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: