Acumulado de chuva para o Brasil nesta semana

em 21/01/2019 - Por Redacao

Confira os destaques da última semana e a previsão de chuva e temperatura para os próximos dias em todo o Brasil.

Os últimos dias do mês de janeiro foi marcado pela atuação de bloqueio atmosférico, sistema que manteve as frentes frias estacionadas sobre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. No oeste do Estado Gaúcho, choveu mais de 250 mm de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), algo que gerou inundações e enxurradas em alguns municípios.

Enquanto isso, faz pelo menos 20 dias em que não chove de forma intensa sobre a maior parte de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão e o acumulado de chuva no segundo decêndio de janeiro não chegou aos 40 mm em São Paulo, Minas Gerais, na maior parte Goiás, Espírito Santo, Bahia, Piauí e sul de Tocantins.

Acumulado de chuva entre 21/01 e 27/01

Nesta semana a expectativa é de um alívio em parte do Sudeste e Centro- Oeste. Um sistema de baixa pressão na costa do Sudeste canaliza parcialmente a umidade da Amazônia e causa pancadas de chuva mais intensa sobre o norte de Santa Catarina, leste do Paraná, São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul, Goiás e na maior parte de Mato Grosso.

De uma forma geral, estima-se acumulado entre 30 mm e 50 mm até o dia 27 de janeiro. Também deve chover sobre o MATOPIBA e leste do Pará, com
acumulados entre 30 mm e 50 mm.

Acumulado de chuva entre 21/01 e 25/01 no Brasil |Fonte: Somar Meteorologia

Por outro lado, a semana será com pouca chuva e aumento do calor
no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina, oeste do Paraná, sul
de Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, leste e norte de Minas Gerais,
sudeste e extremo sul do Piauí e no Vale do São Francisco.

No Rio Grande do Sul, a diminuição da chuva será bem vinda, pois favorecerá o retorno às atividades de agricultura. Já entre o oeste do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, a previsão de pouca chuva e diminuição da umidade do solo preocupam produtores com soja ainda em desenvolvimento e com milho em início de ciclo.

Previsão estendida

Entre os últimos dias de janeiro e a primeira semana de fevereiro, a chuva mais intensa retornará ao Sul, mas será mais percebida entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná, ou seja, mais ao norte em relação ao acumulado do segundo decêndio de janeiro.

Calor em todo o Brasil

Calor em todo o Brasil pelos próximos dez dias. Máximas acima dos 35°C no Sul e Centro-Oeste com valores que beiram os 40°C no Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul.

 

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post: