Acumulado de chuva para o Brasil de 1 a 8 de fevereiro

em 05/02/2021 - Por Redacao

Voltará a chover sobre o Matopiba com acumulado de até 80mm em Tocantins e de até 70mm de chuva no oeste da Bahia e sul do Maranhão.

A semana ainda começa com pouca chuva e calor sobre o Sudeste e Centro- Oeste do Brasil. Porém, já no decorrer da semana o padrão de clima muda (sem bloqueio atmosférico) e as frentes frias voltam a atuar sobre o Sudeste do Brasil

Inclusive, essa condição de chuvas no SE/CO deve persistir pelo menos durante a primeira quinzena de fevereiro. Essa mudança (melhoria) do padrão de chuvas e sustentação das frentes frias sobre o SE/CO, está associado a combinação de diversos fatores, com destaque para a ausência de Bloqueio Atmosférico no Pacífico sul, atmosfera mais instável sobre a região tropical do Brasil e, depois do dia 10 de fevereiro, pela primeira vez neste verão, deve ocorrer a instalação de um pulso favorável do Madden&Julian (M&J).

Em sete dias, até o próximo domingo (7), estima-se acumulado de até 150mm no oeste e sul de Minas Gerais, até 125mm no norte de São Paulo e sudeste de Goiás e de até 90mm em Mato Grosso. Também voltará a chover sobre o Matopiba com acumulado de até 80mm em Tocantins e de até 70mm no oeste da Bahia e sul do Maranhão. Por outro lado, estimam-se menos de 20mm no extremo oeste do Rio Grande do Sul.

No Sul, além do enfraquecimento da chuva, um ciclone extratropical deverá trazer ventos fortes de 80km/h e aumento da agitação marítima entre quinta (4) e sexta-feira (5) no extremo sul do Rio Grande do Sul, atrapalhando as atividades no porto de Rio Grande.

E as temperaturas?

A temperatura mínima declinará para menos de 10°C nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no fim de semana. Em Minas Gerais e Goiás, a temperatura máxima declinará para menos de 25°C.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: