ACUMULADO DE CHUVA ATÉ O DIA 2 DE FEVEREIRO

em 01/02/2021 - Por Redacao

Boa parte do Rio Grande do Sul receberá 100mm de chuva em sete dias, valor que leva quase um mês para ser alcançado.

Mais uma semana com chuva forte sobre o sul e oeste do Brasil. Boa parte do Rio Grande do Sul receberá 100mm em sete dias, valor que leva quase um mês para ser alcançado. Em Santa Catarina, a chuva mais intensa muda para o oeste do Estado, também se aproximando dos 100mm em sete dias. Já no Vale do Itajaí, Litoral e Serra, estima-se algo entre 50mm e 80mm.

Ainda há risco de deslizamentos de encosta, mas o nível de rios deverá diminuir lentamente a partir da segunda metade desta semana. No Paraná, também há previsão de chuva forte com acumulado entre 50mm e 80mm.

Além da região Sul, há previsão de chuva forte no oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sudoeste de Goiás, região Norte e partes do Maranhão e Piauí. Todas as áreas receberão pelo menos 50mm em sete dias. Na região de Franca-SP, dos 90mm normais para uma semana, estimam-se pouco mais de 20mm.

Em relação às temperaturas

Há uma grande área com previsão de calor acima do normal e chuva inferior à média no leste de São Paulo, Minas Gerais, sudeste de Goiás, Espírito Santo, leste de Tocantins e Bahia. Além disso, entre o Triângulo Mineiro e Goiás, a temperatura permanecerá até 6°C mais elevada que o normal para época do ano.

Como será o mês de fevereiro?

Na primeira semana de fevereiro, ainda sob bloqueio atmosférico e chuva mais intensa que o normal sobre a região Sul, a aproximação de uma onda atmosférica chamada de Madden Julian ajuda a trazer pancadas de chuva também às regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Estimam-se pelo menos 50mm e precipitações mais próximas da média histórica nestas áreas.

O bloqueio atmosférico deverá romper no decorrer da segunda semana de fevereiro, aumentando a chance de invernadas no Sudeste e Centro-Oeste e diminuindo as precipitações no Sul.

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: