Acre em situação de emergência | Mais de 300mm de chuva só neste mês

em 23/02/2021 - Por Redacao

Este mês já é o fevereiro mais chuvoso na capital do Acre dos últimos 2 anos.

No dia 16 de fevereiro foram decretados situação de emergência nas áreas dos Municípios do Acre, como: Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves afetadas por enchentes.

Em número atualizados no último domingo (21), a Defesa Civil estima ainda 118.496 pessoas atingidas pelas enchentes, mas o Acre chegou a ter 130 mil pessoas atingidas de alguma forma pela cheia dos rios na capital e no interior do estado.

Pelas estações do INMET, choveu mais de 90mm nos últimos 7 dias no Acre, como os 92,2mm em Feijo e os 87mm no Parque Estadual Chandless. Pelos dados da estação convencional ou oficial do INMET, choveu 321,9mm em Rio Branco, AC. O que é 7,9% acima da climatologia de fevereiro (298,4mm).

Ressalta que em janeiro de 2021 choveu bem também, com 426,5mm em Rio Branco, ficando 44,9% acima da média. Entretanto, este mês já é o fevereiro mais chuvoso na capital do Acre dos últimos 2 anos. Ou seja, desde 2018, pois em fevereiro de 2019 choveu 443,5mm.

O atual boletim do Serviço Geológico do Brasil – CPRM: Aponta que o nível do Rio do Acre, em Rio Branco, AC, está em 15,37 metros de altura, ainda acima do seu nível normal. Lembrando que a sua cota de inundação é de 14 metros de altura.

Como fica a previsão para os próximos dias?

Ainda há condição para pancadas de chuva em forma de temporais no decorrer dos dias e acumulados que chegam próximos dos 70mm, com raios e rajadas de vento, que podem agravar as regiões que já sofrem com as cheias, e com essas chuvas constantes, não ajudará a baixar o nível dos rios. A previsão é que a chuva diminua na próxima quarta-feira (24).

Veja agora a previsão do tempo em sua cidade!

Categorias desse post:

Palavras chave desse post: