Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alívio no calorão em São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

 

O deslocamento de uma frente fria neste começo de semana, vai provocar um enfraquecimento no bloqueio atmosférico - que tem atuado desde o começo do mês sobre boa parte do interior do país. Com o avanço do sistema, a umidade volta aumentar um pouco no litoral, no centro-leste e sul de São Paulo a partir da terça-feira (14). 

 

Nesta segunda-feira (13), todo o estado fica em condição pré-frontal. Não teremos condição de chuva, mas, diferente dos últimos dias, teremos aumento na condição de vento. Algumas rajadas moderadas a forte em torno de 51 a 70 km/h podem acontecer na Grande São Paulo, regiões de Sorocaba, Itapetininga, Limeira, no oeste do estado e no litoral. Nas demais regiões, as rajadas podem variar entre 40 a 50 km/h. 

 

 Imagem do WhatsApp de 2024-05-12 à(s) 12.33.41_228a4a18

Foto: São Paulo (SP), por Stefanie Tozzo

  

Alivio no calorão

 

A frente fria vai continuar se afastando para alto mar na terça, mas, a umidade que vem do mar, aumenta a condição de chuva no litoral e na capital. A previsão é de um tempo mais fechado e chuvoso no litoral sul e na Baixada Santista, com cerca de 40mm previstos para Santos. Na Grande SP, teremos um pouco de sol, mas aumento na nebulosidade - a chuva pode acontecer a qualquer momento e a temperatura máxima tende a cair para 24 °C! Não há expectativa de grandes volumes, no interior e na RMSP, os acumulados variam de 5 a 10mm. O friozinho, continua até a quarta-feira (15), na cidade de São Paulo, o dia pode começar com temperatura em torno de 16 e a máxima não deve passar dos 22 °C, já sem condição de chuva. No litoral, as máximas ficam em torno de 25 a 23 °C, nos dois dias, com chance ainda de chuva fraca a moderada na quarta. 

 

Interior abafado e com um pouco de chuva

 

Diferente do leste e sul de São Paulo, o interior não vai sentir tanto impacto com a passagem do sistema, mas, o aumento da umidade ajuda um pouco na secura do ar. A condição é de um pouco de chuva para São Carlos, Campinas, Bauru e Pirassununga, mas com temperaturas ainda em torno de 29 a 31 °C. As cidades do oeste e noroeste do estado ainda vão seguir sem chuva.

 

Gangorra nas temperaturas

 

Atenção nesta semana para a variação de temperaturas sobre a cidade de São Paulo. Maio começou quente, com temperaturas acima do normal para o período. Lembrando que o calor do início de maio de 2024 bateu recorde de 81 anos, desde 1943. Todas as cinco maiores temperaturas em maio já registradas na cidade de São Paulo ocorreram nesta primeira semana do mês, com máximas acima de 30 °C. 

 

Confira as temperaturas mínimas e máximas nos próximos dias na capital paulista 

 

Teremos essa variação entre terça e quarta-feira, mas, com o retorno do calor na quinta e na sexta-feira. A tendência é de uma nova queda de temperatura para o próximo final de semana, 18 e 19 de maio.

+ mais notícias