Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Perigo duplo: Banda dupla da ZCIT no Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Desde a última terça-feira, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) tem apresentado uma configuração preocupante na faixa nordeste do Brasil, com uma banda dupla de nebulosidade. Esta condição meteorológica tem gerado preocupações para os estados litorâneos do nordeste, que já enfrentam um período prolongado de chuvas intensas nos últimos meses.

Fonte-Gettyimagens

Fonte-Gettyimagens

A ameaça da banda dupla da ZCIT

 

A formação da banda dupla da ZCIT é um fenômeno comum na região nordeste, porém, neste caso, há um fator adicional que contribui para intensificar as precipitações: as temperaturas acima da média no Oceano Atlântico. Isso tem potencializado ainda mais as chuvas sobre estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

 

Origem e características

 

Os impactos adversos desse padrão climático são diversos e podem incluir chuvas intensas, enchentes, deslizamentos de terra e inundações, representando sérios riscos para a população e a infraestrutura local. Propriedades são danificadas, estradas ficam bloqueadas e comunidades ficam isoladas, aumentando os desafios para autoridades e equipes de resgate.

 

Registro e persistência das precipitações

 

No último mês de março, amplas áreas desses estados foram afetadas por fortes chuvas, e abril iniciou-se seguindo essa tendência. Por exemplo, Touros-RN já registrou 164mm de chuva, Campina Grande-PB 90.2mm, Surubim-PE 91.8mm e Porto de Pedras-AL 95.4mm. Esses números evidenciam a magnitude e a persistência das precipitações na região.

 

Previsões para os próximos dias

 

As previsões meteorológicas indicam que a banda dupla da ZCIT continuará influenciando o tempo ao longo desta quarta e quinta-feira, mantendo o tempo instável na faixa leste do nordeste brasileiro. Mas ao longo do restante da semana e final de semana o tempo permanece instável.

 

 

Na quinta-feira (11)

 

Embora o sol deva predominar ao longo do dia, há previsão de pancadas de chuva em todos os estados, com destaque para Paraíba e Pernambuco, onde as chuvas podem começar já pela manhã.

 

Na sexta-feira (12)

 

A instabilidade climática persistirá, com chuvas em forma de pancadas nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Em Alagoas, o tempo será caracterizado por muita nebulosidade, chuvas e poucas aberturas de sol.

 

Para o sábado (13)

 

A previsão é de fortes pancadas de chuva durante a tarde e a noite nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, com o sol aparecendo ao longo do dia.

 

No domingo (14)

 

A atenção se volta novamente para a condição de muita nebulosidade e chuva, com poucas aberturas de sol em Alagoas e Pernambuco. Para Paraíba e Rio Grande do Norte, a previsão é de pancadas de chuva à tarde, com predomínio de sol ao longo do dia.

+ mais notícias