Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta de temporais com risco de transtornos em Salvador

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Entre os dias 1 e 3 de abril, a cidade de Salvador registrou 121.8 mm de chuva. Em apenas 72h o volume acumulado chegou perto de quanto costuma chover no mês inteiro de abril no município - a média Climatológica para abril em Salvador (BA) é de 176 mm.


Essas fortes pancadas de chuva em um curto período de tempo ocasionaram diversos problemas na região, como pontos de alagamentos, enchentes e até deslizamentos de terra.

 

 

O que esperar dos próximos dias?

Os ventos úmidos que sopram do mar devem manter o cenário de instabilidades nos próximos dias. Nesta sexta-feira, 5 de abril, temporais devem ocorrer. A previsão é de que as pancadas de chuva comecem pela manhã e percam força à noite. E além disso, rajadas de vento de mais de 70km/h são esperadas.


nordeste_risco_lintv (1)

Mapa de risco de temporais no Nordeste do Brasil nesta sexta-feira, 5 de abril de 2024. Fonte: Climatempo.


Ao longo de todo o fim de semana e na segunda-feira (08) a condição deve ser a mesma. Céu com muita nebulosidade, poucas aberturas de sol, e chance de chuva a qualquer momento do dia.

 

Com o solo já saturado, o risco de danos se torna maior. Entre os dias 5 e 8 de abril, os acumulados esperados para a região podem ultrapassar os 100 mm. Existe a possibilidade de Salvador ultrapassar a média de chuva do mês, em apenas uma semana.


Apenas na terça-feira (09) é que o cenário deve começar a mudar. Ainda deve chover, mas intercalando períodos de melhoria, com eventual abertura de sol.

 


E as temperaturas?

Apesar da chuva persistente, os dias devem continuar abafados e com temperaturas elevadas no meio da tarde. As máximas devem girar em torno de 28ºC e 31ºC nos próximos dias.

 

GettyImages-2091565702

Imagem: GettyImages

+ mais notícias