Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais continuam frequentes no Norte do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua canalizando a entrada de umidade no Norte do Brasil. Nos próximos dias as pancadas devem ganhar intensidade em boa parte da região.

 


Previsão do tempo detalhada para os próximos dias:


Quinta-feira, 4 de abril

No Amapá, inclusive na capital Macapá, o dia já começa com muita nebulosidade e tem chance de chuva a qualquer momento. Os volumes acumulados devem ser elevados no norte do estado, onde as rajadas de vento, no momento da chuva, pode ser de mais de 70km/h. Nos demais estados o dia começa abafado, com sol, e a chuva deve ocorrer apenas no fim da tarde de maneira isolada. No oeste do Amazonas temporais são esperados em função do volume de chuva que também pode ser maior. 


norte_risco_lintv

Mapa de risco de temporais no Norte do Brasil nesta quinta-feira, 4 de abril de 2024. Fonte: Climatempo.


Sexta-feira, 5 de abril

O tempo permanece instável e há previsão de chuva para todas as localidades, variando a intensidade. Muitas nuvens e chuva frequente no leste e norte do Amazonas, no estado de Roraima e no centro-oeste do Pará e Amapá, incluindo as respectivas capitais, Belém e Macapá. Entre o Acre e Rondônia, a sexta-feira deve ser de sol com pancadas de chuva à tarde de moderada a forte intensidade e risco de trovoadas.


Sábado, 6 de abril

O dia vai começar com muitas nuvens em quase todo o Norte do país. Em Manaus e Palmas, há possibilidade de chuva a qualquer momento do dia. Serão fortes pancadas, com altos volumes acumulados. Já no Acre, Roraima e no norte do Pará, inclusive, Boa Vista e Belém, as pancadas de chuva devem ocorrer de maneira isolada e intercalam períodos de melhoria. Apenas o Amapá é que deve ficar com uma situação mais tranquila, predomínio de sol e chuva passageira no fim do dia.


Domingo, 7 de abril

O sol volta a aparecer entre poucas nuvens em Boa Vista, norte do Pará e Amapá, e até à noite, sem previsão de chuva. No Amazonas, inclusive em Manaus, Rondônia, Acre a previsão é de chuva ao longo de todo o dia, intercalando momentos que melhoram e para de chover. E no Tocantins e leste paraense, temporais podem ser esperados, chuva volumosa e frequente.

 

1

Mapa de acumulado de chuva entre os dias 3 e 7 de abril de 2024 no Norte do país

 

 

 

GettyImages-1159984291

Imagem: GettyImages

+ mais notícias