Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais se espalham pelo Brasil nesta quinta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Luís (MA), por Alisson Pires

5 min de leitura

 Foto: São Luís (MA), por Alisson Pires

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Muitas áreas de instabilidade crescem por todo o Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido sobre o país. Uma grande quantidade de nuvens carregadas se forma, com potencial para provocar chuva forte em quase todos os estados brasileiros.

A atuação de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e da Zona de Convergência Intertropical aumenta a chuva sobre o Nordeste e parte do Norte do Brasil.

 

Uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e chega na altura do Paraná e São Paulo nesta quinta-feira, intensificando as áreas de chuva na Região Sul, sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

 

Esta frente fria quebra o bloqueio atmosférico causado por uma forte massa de ar quente, que se estabeleceu sobre o centro da América do Sul desde meados de janeiro. A partir desta quinta-feira, 27, a onda de calor enfraquece 

 

5 maiores temperaturas no Brasil em  26/01/2022 (Inmet)

 

Campo Bom (RS): 39,5°C (  maior temperatura no Brasil no dia)

Urussanga (SC): 39,0°C

Teutônia (RS): 38,7°C

Registro (SP): 38,3°C

São Luiz Gonzaga (RS): 37,8°C

 

No dia 25/1/2022, o estado do Rio Grande do Sul completou 14 dias consecutivos com registro de temperaturas iguais ou superiores aos 40°C. É o estado mais afetado pela onda de calor. 

 

5 capitais mais quentes no Brasil em  26/01/2022 (Inmet)

 

Rio de Janeiro (RJ): 37,4°C

Porto Alegre (RS): 36,5°C

Boa Vista (RR): 35,6°C

Belém (PA): 33,6°C

Cuiabá (MT): 33,1°C

 

 

Previsão do tempo para 27/01/2022 - quinta-feira

 

Esta quinta-feira é mais um dia abafado e com muitas pancadas de chuva sobre o Brasil. Há condições para pancadas de chuva com raios em todos os estados brasileiros, com risco de raios e de chover forte. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite. O sol aparece na maioria das áreas do país, mas quase sempre entre muitas nuvens.

 

Não há previsão de chuva para o sudoeste gaúcho, para a região dos Lagos (RJ) e para o Norte e Noroeste do RJ. No sul do RS, chove apenas pela manhã.

 

Previsão de um dia chuvoso na Grande Porto Alegre, no planalto e serra do RS, no leste do RS e na serra e extremo sul de SC. 

 

Chove a qualquer e hora, e com risco de chuva forte, no centro-oeste do RS e de SC, no oeste e sul do PR, em MT, no oeste de GO, no centro, oeste e norte de MS, no DF, no MA, oeste e norte do PI, no litoral do CE, no RN, no centro, oeste e norte do TO, no centro, leste, sul e oeste do PA e no nordeste do AM

 

Alertas meteorológicos para 27/01/2022 - quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Teresina e  São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus e Porto Velho

.

Alerta especial: Perigo para temporais e chuva volumosa no litoral do PR, no litoral de SC e no Vale do Itajaí e no litoral sul de SP

 

Alerta para temporais: no norte e noroeste do RS, no interior de SC e do PR, no sul/sudoeste e oeste de SP, em MS, GO, DF, no sul e centro-leste de MT,  MS, GO, no DF,  no MA e oeste e norte do PI, no PA (exceto no norte do estado) no oeste de MG,  oeste e litoral sul da BA

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: SP. MA, TO (exceto sul e oeste do estado), AP, centro-sul e oeste de RR, PA (exceto oeste e nordeste do estado)

+ mais notícias