Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sexta-feira quente e úmida na maior parte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP) por Angela Ruiz

5 min de leitura

Foto: Angela Ruiz

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e nuvens carregadas crescem sobre a maioria dos estados brasileiros. As  pancadas podem ser fortes, mas atingem  pequenas áreas. Não há mais condições de chuva generalizada sobre a Região Sudeste.

 

A circulação externa de um  VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis) aumenta a chuva na porção norte do Nordeste, entre o Maranhão e a Paraíba. Nuvens carregadas crescem na costa leste do Nordeste.

 

Uma massa de ar seco e muito quente atua sobre o Rio Grande do Sul, Uruguai, centro-norte e leste da Argentina deixando as temperaturas muito elevadas, acima dos 40°C, e inibindo a ocorrência de de chuva.

 

mapa-previsao-1401

 

Calor

O Rio Grande do Sul voltou a ser o lugar mais quente no Brasil nesta quinta-feira, 12 de janeiro. A temperatura passou dos 40°C novamente. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,2°C em Quaraí e 41,0°C em Uruguaiana.

 

5 capitais mais quentes no Brasil em 13/1//2022 (Inmet)

 

Boa Vista (RR): 37,1°C

Porto Alegre (RS): 34,8°C

Vitória (ES): 33,7°C

Fortaleza (CE): 32,8°C

Cuiabá (MT): 32,4 °C

 

Possível recorde de calor em Porto Alegre

Pela previsão da Climatempo para esta sexta-feira, Porto Alegre deve ser a capital mais quente do Brasil, com temperatura máxima prevista em 37°C. Se este valor for alcançado, a capital gaúcha vai igualar o recorde de calor para 2022, que é de 37,0°C, em 2/1/2022, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

O recorde de calor para este ano poderá ser batido novamente no fim de semana, com previsão de máxima de 38°C no sábado e no domingo

 

Previsão do tempo para 14/01/2022 - sexta-feira 

  

Nesta sexta-feira, a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Nordeste, de SP, do PR e de SC têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em vários estados destas Regiões. 

A chuva é mais frequente, e ocorre a qualquer hora, no leste do AC, em RO e noroeste de MT, no MA, PI, CE, RN, PB, PE e AL.

Em SE e no litoral da BA, a chuva é passageira e o sol aparece forte.

 

A sexta-feira é com sol forte e sem condições para chuva no centro, oeste, sul e leste do RS, em quase todo estado de MG, no norte do RJ e região dos Lagos e no ES., no leste de GO e no DF, no centro, oeste e sul da BA. 

 

Dia com sol e algumas pancadas de chuva  a partir da tarde no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no centro-sul do RJ e em SP, incluindo as capitais São Paulo e Rio De Janeiro.. 

 

Alertas meteorológicos para 14/01/2022 - sexta-feira 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Curitiba, São Paulo, Cuiabá, Campo Grande, Teresina, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife Maceió, Palmas, Belém, Macapá, Porto Velho e Rio Branco

Alerta para temporais: no MA, PI, centro, sul e oeste do CE, sul do AM, AC, RO e noroeste do MT. 

Alerta para chuva forte no litoral de PE

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no norte do RS, no interior de SC e do PR,  interior de SP e Grande SP (exceto no norte do estado), no interior do sul do RJ, na Zona da Mata de Mineira, no Sul de MG, em MS, no sul e centro-oeste de GO, em MT (exceto no noroeste), no PA, no AP, no sul de RR no centro, norte e oeste do AM, no norte do CE, no RN, PB, interior de PE e em AL    

 

Alerta para o ar muito seco, com umidade relativa do ar entre 11% e 30% no centro, oeste e sul do RS.

+ mais notícias