Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor aumenta no RS nesta quinta e passa novamente dos 40°C

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

 

A temperatura sobe um pouco mais a cada dia no Rio Grande do Sul, com a forte onda de calor que se espalha sobre o centro da América do Sul. A temperatura voltou a passar dos 40°C e o calor aumenta até o sábado, mas no domingo, uma frente fria chega ao extremo sul gaúcho aumentando as condições para chuva e aliviando o calor.

 


Mais de 40°C no sul do RS

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,5°C nesta quarta-feira, 12 de janeiro, em Quaraí e 41,1°C em Uruguaiana, as duas cidades na fronteira com o Uruguai, no sul do Rio Grande do Sul. Na terça, 11, o calor ficou em torno dos 38°C nas duas localidades. Estas eram as maiores temperaturas no Brasil até às 20 horas. A cidade de Bagé, também no sul gaúcho, teve temperatura máxima de 40,1°C


Mais calor também em Porto Alegre

 

Em Porto Alegre, a temperatura nesta quarta-feira alcançou 33,8°C, a quarta mais alta entre as capitais brasileiras. 


5 capitais brasileiras mais quentes em 12/1/2022

 

Boa Vista: 36,1°C 

Cuiabá: 35,4°C

Vitória: 35,1°C 

Porto Alegre: 33,8°C

Teresina (PI): 33,0°C 

 

Porto Alegre vai esquentar mais nos próximos dias e deve registrar a mais alta temperatura para 2022, até o momento. Segundo o Inmet, a maior temperatura em Porto Alegre em 2022 até agora foi de 37,0°C, em 2/1/2022.

 


Mais calor e chuva à vista para o RS

 

Esta onda de calor que assola o Rio Grande do Sul piora a situação de estiagem que vem sendo observada no estado desde o ano passado. As altíssimas temperaturas aceleram a evaporação no solo e nos reservatórios de água. 

 

O calor continua a aumentar no Rio Grande do Sul até o sábado, com temperaturas acima dos 40°C novamente no interior do estado. A chegada de uma frente fria durante o fim de semana vai trazer chuva, e até temporais, e vai aliviar o calor.


Para esta quinta-feira (13), a previsão é de outro dia com sol escaldante e calor intenso em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura fica elevada e a umidade do ar fica baixa. Nas áreas Oeste e Missões as temperaturas máximas variam entre 39°C e 41°C.


Na sexta-feira (14) já  são esperadas pancadas de chuva no norte e no noroeste do Rio Grande do Sul, mas a chuva será na forma de pancadas rápidas, mas que podem vir com moderada a forte intensidade


No sábado (15), as condições para chuva aumentam e as pancadas de chuva s se espalham sobre o Norte, Serra, Litoral Norte e sobre Região Metropolitana. Assim como na sexta, as pancadas ocorrem com moderada a forte intensidade, com raios e ventos de até 60 km/h. Mesmo com a chuva, a sexta-feira ainda será muito quente


No domingo (16), a aproximação de uma frente fria vai favorecer provocar aumento da nebulosidade e pancadas de chuva em quase todo o estado. A chance de chuva é baixa  só no oeste gaúcho. Há risco para temporais no decorrer da tarde e à noite, com muitos raios e rajadas de vento de até 90 km/h. Chove em todo o estado na segunda-feira, 17 de janeiro.

+ mais notícias