Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ano novo, novos hábitos

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

 

Foto: iStock


Um ano novo sempre chega com o desejo renovado de viver muitos outros, e o meio ambiente saudável para todos é uma peça fundamental para que isso aconteça. Para proteger a natureza, muitas ações de governos e empresas são fundamentais, mas cada pessoa pode contribuir com essa tarefa exercendo o cuidado pessoal e coletivo. 


Aqui vão algumas metas pessoais possíveis para um feliz 2022 para você e o Planeta:

 


Cuidar da nossa casa comum


Os eventos extremos de 2021 não deixam dúvida: ou a humanidade muda ou a Terra vai mudar de uma maneira devastadora para as pessoas. A crise climática e ambiental global tem na poluição por plástico um dos seus principais sintomas. 

 

O que fazer?

Que tal reduzir radicalmente o consumo de plástico da sua residência? Quando compramos objetos de plástico, estamos autorizando a indústria a produzir mais plástico novo para criar mais mercadorias. Em todo o mundo, a reciclagem de plástico é baixíssima, e no Brasil é ainda mais rara. Optar por produtos que venham em latas ou embalagens com outros materiais não plásticos deve ser uma promessa para este e todos os próximos anos novos.  

 


Cuidar das nossas comunidades


Não adianta focar apenas em salvar o planeta quando nosso entorno está em crise imediata. E este ano deve ser mesmo uma prova de fogo para a solidariedade do brasileiro, com muitas famílias do país passando fome. É claro que os governos devem agir, mas a sociedade civil organizada também pode induzir as respostas e fortalecer iniciativas. 

 

O que fazer?

Apoie projetos de confiança que atuem na sua região com grupos de pessoas vulneráveis. Essas ações serão cada vez mais necessárias à medida que a crise do Clima se intensifica. Se você tem tempo livre, avalie ser voluntário em projetos que tenham a sua confiança e admiração. 

 


Cuidar da nossa saúde


Além de cuidar da nossa casa comum, que é o planeta Terra, e do entorno em que a gente vive, é fundamental cuidar também da nossa primeira e última casa: o corpo, do qual dependemos para viver muitos outros réveillons, carnavais e são-joões. A ONU reconhece que hábitos de vida saudáveis são uma via importante de combate às mudanças climáticas, sobretudo por meio de uma dieta menos dependente de proteína animal. 

 

O que fazer?

Comer mais frutas e legumes e menos proteína de origem animal é uma estratégia campeã para ter mais saúde. Exercícios físicos são outra promessa de fim de ano comum - vale a pena um esforço em 2022. Uma dica é desmotorizar - andar a pé ou de bike - nem que seja por apenas um trecho do seu deslocamento diário. 

 

Nível de água potável está  em queda em todo o mundo

 

Um mundo em crise climática é mais suscetível a doenças epidêmicas, que acabam por afetar as pessoas com piores condições gerais de saúde. Proteger parques, praças e outros espaços arborizados da sua cidade também é uma forma de garantir que mais pessoas terão um local para se exercitar e se reconectar com a natureza.

 

 

+ mais notícias