Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Última terça-feira de 2021 é com muita chuva sobre o Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por André C.

4 min de leitura

Foto: São Paulo (SP), por André C.

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 

A circulação dos ventos sobre a América do Sul e a grande disponibilidade de ar úmido e quente sobre o Brasil formam muitas áreas de instabilidade sobre quase todo o país. Nuvens carregadas se espalham por quase todos estados brasileiros e provocam muitas pancadas de chuva nesta terça-feira. 

 

Uma massa de ar seco predomina sobre a Região Sul e evita a formação de muita nebulosidade.

 

 

Previsão do tempo para 28/12/2021 - terça-feira

 

O tempo fica muito instável sobre o Brasil na última terça-feira do ano de 2021. Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o país provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes sobre as Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

 

Quase todas as áreas destas Regiões estão sujeitas a pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora. Em SP e em MS, as pancadas de chuva são isoladas e ocorrem em geral à tarde e à noite.

 

Há risco de chuva forte, de raios e de vento moderado a forte em muitos locais. A chuva pode causar alagamentos repentinos nos centros urbanos.

 

A situação ainda é preocupante no Sul da Bahia, no Norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo porque a previsão é de mais chuva forte nestas regiões e já choveu muito desde meados de novembro de 2021

 

O sol predomina e faz muito calor o dia todo na maioria das áreas da Região Sul, onde só deve chover no Vale do Itajaí (SC) e no leste do PR.

 

No centro-norte do CE, no RN, na PB, no centro e leste de PE,  em AL e SE, o sol aparece forte e chove de forma isolada e passageira    

 

Alertas meteorológicos para 28/12/2021 - terça-feira


Atenção para o risco de chuva forte nas capitais: Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Salvador, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco

 

Alerta para temporais na Grande Curitiba, no sul, centro-leste e nordeste de SP, incluindo a Grande SP e região de Campinas, no Médio Paraíba (RJ), em MG (exceto no Triângulo Mineiro), no ES,  no centro-norte de GO, no DF, no centro-norte e nordeste de MT, no centro e sul do PI e do MA, no sul/sudoeste do TO, no sul do PA, no oeste, centro e sul do AM, no centro, em RO (exceto no sul do estado), e no centro e leste do AC.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios no centro, oeste e norte de SP, no litoral de SP, no RJ (exceto no Médio Paraíba), no centro e sul de GO,  no centro, sul e oeste de MT, no sul de RO, no oeste do AC, no norte do AM, no centro, leste e sul de RR, no centro, leste,  oeste e norte do PA, no AP, no centro-norte do MA e do PI, no sertão do PE, no sul, centro, oeste e norte da BA.

+ mais notícias