Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e contraste térmico neste fim de semana no RJ

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

3 min de leitura

Foto: iStock

Durante o último final de semana, uma frente fria passou pela Região Sudeste, provocou chuva e derrubou as temperaturas na cidade do Rio De Janeiro, a estação automática da Vila Militar (INMET) registrou mínima de 13,7°C, menor do ano.

 

Nesta sexta-feira (28), o cenário já foi completamente diferente. Os cariocas voltaram a sentir temperaturas mais altas, durante a tarde. Este calorão já anuncia mais uma mudança no tempo nos próximos dias, com a chegada de uma frente fria no domingo.

O final de semana começa com calorão no Rio de Janeiro, a máxima prevista chega ao 35°C.

 

 

 

Fim de semana

 

Neste sábado (29), mais calor vem por aí. O amanhecer vai ser abafado em várias áreas do estado e na capital fluminense, os termômetros chegam aos 35°C. Isto ocorre por causa de uma situação conhecida como pré-frontal, ou seja, antes da chegada de uma frente fria.

 

Os ventos vão soprar do quadrante norte/noroeste e são ventos quentes, que antecedem a chegada da frente fria. Além do calor, o sábado será marcado por muitos ventos, com intensidade entre 50 e 60 km/h.

 

O mapa abaixo mostra a previsão de temperatura máxima para o sábado (29):

 

unnamed

Mapa de temperatura máxima - Sábado 29/05/2021

 

Mas, o tempo muda drasticamente no domingo (30). A frente fria avança e chega ao estado do Rio de Janeiro. O amanhecer pode começar nublado em várias áreas do estado e há previsão de temporais, com chuva moderada a forte intensidade ao longo deste domingo.

 

Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul, estes ventos frios despencam as temperaturas. A máxima no domingo fica em torno dos 26°C, um contraste térmico de quase 10°C entre as temperaturas máximas do sábado e do domingo.

 

 

unnamed (1)

Mapa de temperatura máxima - Domingo 30/05/2021

 

Maio se despede com chuva e friozinho no Rio de Janeiro e assim serão os primeiros dias de junho. O inverno começa no dia 21 de junho, às 00h30 pelo horário de Brasília.

 

 

 

Veja também: Mar agitado e ressaca no Sul e Sudeste

 

Quer saber o que é economia de baixo carbono? Pergunte ao especialista!

 

 

 

 

+ mais notícias