Última chuva de meteoros do ano acontece nesta quarta-feira (13)

Meteoros Gemínidas riscarão os céus do país na madrugada desta quarta para quinta-feira (14)

Última chuva de meteoros do ano, os Gemínidas acontece durante a primeira quinzena de dezembro e o ápice poderá ser visto entre as 22h desta quarta-feira (13) e as 2h da manhã da quinta-feira (14). Segundo a Associação Norte-Americana de Meteoros, pelo menos 100 estrelas cadentes devem atravessar os céus entre às 23h e 0h.

jonathan-forage-367660

Chuva de meteoros cruza os céus entre a quarta e a quinta-feira (14)/ Fonte: Jonathan Forage via Unsplash

De acordo com o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, o tempo aberto deve favorecer a visualização do fenômeno em todo o Estado de São Paulo, Mato Grosso e no interior de Paraná e Santa Catarina, enquanto Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre terão visão parcial. “Já no Centro-Norte, o tempo fechado prejudica a visualização, com exceção do leste do Nordeste, que também deve ter visão parcial entre Sergipe e Ceará”.

Os Gemínidas antecedem a passagem do 3200 Faetonte, um provável asteroide que cruza os céus após o término da chuva de meteoros, no sábado (16). “Neste período, o tempo abre na maior parte do Centro-Sul, e o Faetonte deverá ter visualização total em toda a região Sul, além dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul”, afirma Oliveira.

Capital Carioca, Belo Horizonte e Cuiabá, além do leste do Nordeste também terão possibilidade de apreciar o fenômeno, já que nuvens mais altas devem prejudicar a visualização apenas de forma parcial. “No restante da região, a alta nebulosidade e até a possibilidade de chuva devem atrapalhar”, finaliza Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Tocantins registra o segundo maior número de queimadas desde 1998

Copa 2018: Será que o clima pode atrapalhar a seleção brasileira na Rússia?

Chuva favorece plantio da soja na faixa central do país