Roraima acumula maior número de queimadas em 2018

Até agora, o Estado registrou 872 incêndios e é seguido pelo Pará, com 600

Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil acumula, até agora, um total de 3741 focos de queimadas. O Estado com maior número de registros foi Roraima, com 872 incêndios, seguido do Pará, com 600.

Estados de Roraima e Pará são os que mais registraram queimadas até agora / Foto: Photo Pin

Estados de Roraima e Pará são os que mais registraram queimadas até agora / Foto: Photo Pin

O Estado de Roraima apresentou um aumento de 282% nas queimadas em 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando teve 228 focos. No Brasil, foram contabilizados 3489 focos no mesmo intervalo em 2017. Isso significa um aumento de 7% neste ano.

As informações mostram que os Estados e biomas das regiões Norte e Centro-Oeste são os mais afetados pelas queimadas. Ainda conforme o Instituto, 57% de todos os incêndios deste ano foram no bioma da Amazônia. O cerrado figura em segundo lugar, com 19,1%.

Segundo a Somar Meteorologia, os próximos dias serão de chuvas nessas áreas por conta da atuação de um corredor de umidade da Amazônia, o que pode favorecer a diminuição dos incêndios.

Em Roraima, as chuvas retornam de forma fraca a partir de quinta-feira (22). Já o Pará tem expectativa de volumes expressivos ao longo dos dias. No Centro-Oeste, o Estado mato-grossense é o que terá os maiores acumulados.