Reservatório: Descoberto registra maior aumento de nível desde fevereiro

Apesar da elevação, a situação hídrica continuaem estado de emergência

As chuvas têm atingido o Centro-Oeste com frequência nos últimos dias. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Goiânia (GO) registrou um volume de chuva, até agora, de 255,2mm, que representa cerca de 16% acima da média de 220mm. Já Campo Grande (MS) chega ao fim de novembro com 262,7mm acumulados, 28% a mais do que os 206mm esperados.

Mesmo com o aumento, o governo do DF prorrogou o estado de emergência por mais 180 dias / Foto: Fotos Públicas

Mesmo com o aumento, o governo do DF prorrogou o estado de emergência por mais 180 dias / Foto: Fotos Públicas

O Distrito Federal também recebeu acumulados ao longo da semana. De acordo com dados da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), no domingo (26), o reservatório Descoberto teve 0,8% de aumento no nível, o maior acréscimo desde fevereiro. O manancial operava com 5,6% de sua capacidade e foi a 6,4%.

Na segunda-feira (27), subiu mais 0,3% e atingiu 6,7% do seu volume útil e, na terça-feira (28), passou a 6,9%. Na quarta-feira (29), o reservatório registrou elevação de 0,3 pontos percentuais no nível e alcançou 7,2%.

“As precipitações seguem frequentes em Brasília e favorecem o reservatório, mas os maiores volumes ficam para o sul goiano”, afirma a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. Apesar do aumento, no início da semana o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, decretou situação de emergência por 180 dias devido à crise hídrica. Isso permite realizar compras para obras sem licitação e embasa pedidos de verba ao governo federal.

O racionamento de água já está em vigor desde janeiro deste ano, completando dez meses. Conforme publicado no Diário Oficial do DF de segunda-feira (27), a Adasa é o órgão responsável por restringir o uso do recurso às atividades rurais, industriais, comerciais e de lazer.

 

Somar Meteorologia lança plataforma para o agronegócio

Dezembro mantém chuvas distribuídas pelo Brasil