Racionamento completa um ano em Brasília

Chuvas devem ficar próximas da média na Capital Federal em janeiro e beneficiam reservatórios, mas racionamento ainda deve continuar

O racionamento no abastecimento de água da cidade de Brasília completou um ano nesta semana. No final de 2016, a capital do país passou pela pior seca em 57 anos, ou seja, desde a sua fundação e em janeiro de 2017 a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental) deu início ao rodízio de água que ainda não tem previsão de chegar ao fim, mesmo com as chuvas que atingiram a região no início de 2018.

luis-tosta-266667

Brasília segue em racionamento/ Fonte: Unsplash

Os dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam que Brasília recebeu 96,7mm de chuva até esta terça-feira (16), o equivalente a 40% da média de janeiro que é de 247,4mm e segundo a técnica em meteorologia Patricia Vieira, da Somar Meteorologia, há possibilidade de os acumulados fiquem próximos da média até o final do mês.

De acordo com a Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energias e Saneamento Básico do Distrito Federal), O reservatório de Descoberto que começou o mês com 30% de sua capacidade, opera agora com 39,1%, enquanto Santa Maria foi de 30,5% a 33,2%. Neste mesmo período em 2016, os mananciais contavam com 19,12% e 41,14%, respectivamente.

A chuva deve dar uma trégua na região a partir desta quarta-feira (17), mas a previsão da Somar é de que as precipitações voltem a ocorrer com maior frequência e de forma abrangente nos arredores da Capital Federal a partir da próxima semana.

Segundo relatório da Adasa publicado no final de dezembro, levando em consideração o ritmo das chuvas e outros fatores técnicos, Descoberto deve atingir 47% de seu volume útil até o final do período chuvoso, o que deve garantir o abastecimento público no próximo período de seca nos meses de outono e inverno, mas o racionamento ainda não tem prazo para chegar ao fim.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Por que as nuvens são importantes?

Chuvas são distribuídas pelo Brasil nesta semana