Quem vai ver a Super Lua Azul no Brasil?

Entenda melhor a Super Lua Azul de Sangue que acontece pela primeira vez em 35 anos nesta quarta-feira (31)

Um fenômeno considerado raro pelos Astrônomos acontece na manhã desta quarta-feira (31). Pela primeira vez em 35 anos, um eclipse lunar de tom avermelhado ocorre no momento que o satélite está em seu ponto mais próximo da Terra enquanto está em plena fase cheia pela segunda vez no mês.

super lua de sangue

Super Lua de Sangue é vista no oeste da América do Norte/ Fonte: NASA

A Lua se move ao redor da Terra em uma órbita elíptica. Isto quer dizer que ela se afasta e se aproxima do planeta a cada 14 dias, aproximadamente. Quando a lua está na fase cheia ou nova e se encontra no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu, ocorre o que os astrônomos chamam de Super Lua.

O ciclo lunar dura cerca de 28 dias, por isso, é possível que a lua chegue à sua fase cheia duas vezes no mesmo mês. Quando isso acontece, temos a Lua Azul, que deve voltar a acontecer em março de 2018, após um fevereiro sem lua cheia.

Já a Lua de Sangue recebe esta denominação por não sumir completamente no auge do eclipse e sim adquirir uma coloração avermelhada.

No Brasil, o eclipse só poderá ser visualizado por poucas pessoas em áreas do extremo norte do país como o oeste do Acre e extremo oeste do Amazonas, mas o fenômeno está sendo transmitido online ao vivo pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).

Já a Super Lua, poderá ser visualizada nos próximos dias principalmente na região Sul, onde o tempo firme volta a predominar a partir desta quarta-feira. No Sudeste, as capitais paulista e carioca, além do sul de Minas Gerais terão visibilidade parcial, enquanto no Nordeste, as capitais João Pessoa e Natal devem ser as mais privilegiadas.

“No restante do país, a possibilidade de visualização é menor por conta de áreas de instabilidade que provocam a formação de nuvens carregadas até o final da semana”, afirma a técnica em meteorologia Patricia Vieira, da Somar Meteorologia.

Aproveite

  • As próximas Super Luas de 2018 devem acontecer na fase nova, por isso serão imperceptíveis a olho nu.
  • Outra Super Lua Cheia só poderá ser vista em março de 2020 no Brasil.
  • A última vez em que a Lua cheia chegou ao perigeu máximo foi em agosto de 2014 e isso só deve voltar a acontecer em novembro de 2034.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como vai ficar o tempo em fevereiro?

Qual é a expectativa do setor elétrico para 2018?