" }
Qual é o melhor lugar para ver a maior Super Lua dos últimos 70 anos?

Nuvens carregadas devem atrapalhar a visualização do fenômeno em boa parte do país. Confira

A lua estará mais perto da Terra neste feriado prolongado no Brasil. A última Super Lua deste ano vai acontecer entre a noite de domingo (13) e madrugada de segunda-feira (14) e promete ser a maior dos últimos 70 anos.

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

O físico e mestre em meteorologia da Somar Meteorologia, Vinícius Rocha explica que “o fenômeno acontece quando é lua cheia e o astro está no seu ponto mais próximo da Terra. Como a órbita da lua ao redor do planeta é uma elipse, existem dias em que ela está mais perto da Terra, conhecida como perigeu, ou mais afastada, classificada como o apogeu”.

Ao olhar para o céu, a lua vai parecer 10% maior do que o normal, mas a diferença será dificilmente perceptível a olho nu. “Comparando-se essa Super Lua com outras, desta vez ela estará algumas dezenas de quilômetros mais perto da Terra, por conta de pequenas perturbações na órbita da lua ocasionadas pela atração gravitacional de outros aspectos como o sol e Júpiter e também pela influência da própria rotação lunar e da Terra”, analisa Rocha.

As Super Luas costumam acontecer de três a quatro vezes por ano e a maior do século será em 06 de dezembro de 2052, quando a lua estará 94 quilômetros mais próxima que a esperada no próximo dia 14, mas segundo o profissional, essa distância em estala astronômica é muito pequena, resultando em uma diferença desprezível de brilho e tamanho aparente da lua na Terra.

 

Onde a Super Lua poderá ser vista no Brasil?

De acordo com as previsões da Somar Meteorologia, poucas áreas do país terão uma condição de céu limpo. A exceção fica para as capitais e áreas litorâneas do Nordeste.

“À medida que nos aproximamos do verão no Hemisfério Sul, a visualização de eventos astronômicos ficam mais comprometidas em boa parte do Brasil por conta do excesso de nebulosidade decorrentes da atuação de áreas de instabilidade”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Como será o mês de novembro?

Como o clima influencia nas vendas deste ano?