Março começa com chuva no Cantareira

Tempo chuvoso e firme devem intercalar até o final do mês

O Sistema Cantareira iniciou o mês com chuva. Já nos primeiros treze dias, a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) registrou 95,6mm de chuva, mais da metade da média de março, que corresponde a 178,88mm. 

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Com as chuvas fortes, o nível do sistema subiu de 92% para 94,6% desde o final de fevereiro, contando com o volume morto. Sem ele, a elevação é de 62,8% para 65,3%. Segundo dados do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), cidades próximas ao manancial, como Piracaia e Bragança Paulista, receberam, respectivamente, 70mm e 55mm, entre os dias 06 e 07 de março.

Apesar do aumento do volume acumulado, o sistema recebeu pouca chuva entre quinta-feira (9) e domingo (12) por conta do afastamento da frente fria para o Rio de Janeiro. De acordo com a Somar Meteorologia, na segunda-feira (13) a chuva retorna nas cidades de Atibaia, Vargem Grande e Mariporã e deve seguir nos próximos dias.

Segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, não há expectativa de que a chuva atinja a média climatológica de março devido à oscilação entre o tempo firme e chuvoso.  “A precipitação será forte, mas de forma pontual. A tendência é que a alternância das chuvas contribua para a manutenção do nível do reservatório”, afirma.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Chuvas aliviam a seca em parte do Nordeste

Até quando a chuva continua em São Paulo?