Interior do Brasil poderá ver Saturno com maior nitidez

O planeta fica mais visível nesta quinta (15), mas as nuvens do litoral podem atrapalhar a visualização

Nesta quinta-feira (15), o planeta Saturno ficará em posição de alinhamento com a Terra e o Sol. Isso fará com que fique mais brilhante e possa ser visto a olho nu ou, em mais detalhes, com o uso de um telescópio simples. O planeta dos anéis já fica visível no Brasil a partir das 19h30 do feriado, em horário de Brasília e, com um mapa celeste, é possível localizá-lo próximo às constelações de Escorpião e Serpentário. Mesmo após o momento de alinhamento, Saturno continuará mais brilhante durante todo o mês de junho.

Saturno ficará mais brilhante nesta quinta-feira (15) / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Saturno ficará mais brilhante nesta quinta-feira (15) / Fonte: Banco de Imagens da Somar Meteorologia

Apesar disso, a observação não poderá ser feita a partir de qualquer lugar. A poluição, a intensidade luminosa nas cidades e a alta nebulosidade podem ser obstáculos à visão. Segundo a Somar Meteorologia, boa parte do país terá boa visibilidade. “Há maior quantidade de nuvens na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, entre Santa Catarina e sul de São Paulo, deixando a condição parcialmente visível na capital paulista”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.

As nuvens podem afetar a visualização do planeta em Curitiba e na costa do Nordeste, desde o Estado da Bahia até Pernambuco. “As chuvas previstas entre a Bahia e Sergipe também podem dificultar”, afirma Oliveira.

Já em todo o Centro-Oeste, interior do Sudeste, Rio de Janeiro a possibilidade de ver Saturno é maior, devido às poucas nuvens. Grande parte da região Norte também tem o céu favorável à observação, com exceção de Roraima em razão das chuvas mais frequentes.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como será o inverno sem o El Niño