" }
Eclipse lunar penumbral: Qual é o melhor lugar pra ver o fenômeno?

Cometa 45P também vai marcar o início deste fim de semana. Confira

A noite desta sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11) contarão com dois fenômenos especiais no céu. Um eclipse lunar penumbral poderá ser visto a partir das 20h no Brasil e seu ponto máximo está previsto por volta das 22h40 nos Estados com horário de verão e às 21h40 nas regiões Norte e Nordeste.

Foto: JC Imagem

Foto: JC Imagem

O fenômeno astronômico é classificado como penumbral porque a lua vai entrar na região de penumbra da Terra e com isso, o seu brilho tem uma sutil alteração, mas que é difícil de ser notada a olho nu, especialmente em centros urbanos.

De acordo com a Somar Meteorologia, diversas áreas do país poderá conferir o eclipse nesta noite. A condição é de tempo aberto em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Espírito Santo, sul de Mato Grosso do Sul, interior do Paraná, Curitiba, Florianópolis, Sergipe, Alagoas e Roraima. “Já as demais áreas terão aumento de nebulosidade por conta da atuação de instabilidades, o que dificulta a visualização do fenômeno”, comenta a meteorologista Olívia Nunes.

 

 

Cometa passará pela órbita neste sábado

Não é apenas o eclipse que marcará o fim de semana. O cometa 45P/ Honda-Mrkos-Pajdusáková deve passar pela órbita da Terra nas primeiras horas de sábado.

Conforme as informações da Nasa (Agência Espacial Americana), será a uma distância de quase 12 milhões de quilômetros e só poderá ser visto com a utilização de binóculos e telescópios, na constelação de Hércules.

Já em relação às condições climáticas no país, pouca coisa deve mudar na hora de observar o céu que estará firme em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Roraima, Amapá, leste do Nordeste e grande parte do Sudeste.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Qual é a expectativa para o setor elétrico durante o verão?

Verão: Saiba como se proteger contra os raios