Dia Mundial da Água

Quer saber o que a água tem a ver com a meteorologia? A gente explica:

Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 1992, o Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do recurso natural. Quer saber o que isso tem a ver com a meteorologia? A meteorologista Heloisa Pereira explica no vídeo:

A profissional da Somar Meteorologia explica que a água é essencial para os cidadãos. “Bastam alguns verões com menos chuva do que o normal para comprometer o nível dos mananciais que abastecem as torneiras, sem contar os reservatórios que no Brasil, são a principal fonte para a geração de energia, por isso, um mês com precipitação abaixo da média, se torna logo motivo de preocupação”.

A profissional também destaca a importância da água nos processos industriais e agrícolas e que situações críticas de estiagem afetam diretamente a economia local. “Isso acontece porque o ciclo da água é sempre igual. Tudo depende da quantidade de água que evapora, da direção dos ventos que transportam as nuvens e consequentemente, a chuva para determinados lugares e claro, as instabilidades atmosféricas que influenciam na formação dessas nuvens, objeto de estudo dos meteorologistas”, explica.

No dia Mundial da água, é importante lembrar que o uso racional da água, pode minimizar o risco de escassez no futuro. “Por isso, seja pelo aumento da demanda ou pela ocorrência de eventos climáticos, a meteorologia precisa estar ligada e acompanhando de perto, tudo que influencia no ciclo da água em todo o planeta”, finaliza.