Qual é a chuva que enche reservatório?

Cantareira está com 15,3% nesta terça-feira (17)

Estamos passando pela pior crise hídrica da história. Vale salientar que só chover não basta para elevar o nível de um reservatório, são necessários vários dias com tempo fechados e chuvosos. Para encher mananciais, para abastecimento de água, é preciso uma chuva homogênea, duradoura e bem distribuída. Se elas forem rápidas e isoladas, o nível das represas não conseguem subir.

As frentes frias até trazem essas chuvas bem distribuídas e homogêneas, mas esse sistema é passageiro. O ideal seria a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS.

“Este fenômeno se forma quando a frente fria se afasta, mas deixa um corredor de umidade que é alimentado pela Alta da Bolívia (sistema de ventos típico do verão, observado em altos níveis da atmosfera) e provoca chuvas intensas do Norte ao Sudeste do país, por vários dias seguidos”, explica a meteorologista Graziella Gonçalves da Somar .

A ZCAS até se formou em 2013, mas sobre o norte de Minas Gerais e Espírito Santo, provocando os fortes temporais que deixaram essas duas áreas debaixo de água. E para melhorar a situação é preciso chover na região de quatro cidades: Extrema-MG, Itapeva-MG, Monte Verde-MG e Joanópolis-SP. Por conta da geografia e da posição dos reservatórios, esses municípios que acabam abastecendo os mananciais.

crise hídrica

Represa de Bragança Paulista, que faz parte do Sistema Cantareira (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)

A última vez que o Sistema Cantareira esteve com um nível confortável de água foi no período chuvoso entre 2012 e 2013. Em março do ano passado os reservatórios estavam com 62% da capacidade máxima. Para chegar mais uma vez à esse patamar, sem considerar o consumo, a absorção do solo e a evaporação, seria necessário chover cerca de 3.800mm. Mas a média de chuva para São Paulo fica em torno dos 1.500mm anuais.

VEJA MAIS

Por que o sono aumenta no inverno?

Oscilação térmica no Sudeste prejudica saúde

Umidade relativa diminui e prejudica a saúde humana

Tempo seco aumenta os casos de gripes e resfriados

Doenças cardíacas podem aumentar no inverno. Saiba como evitar

Por que engordamos mais no frio?

Baixas temperaturas e alto gasto calórico: tempo frio ajuda a emagrecer

Tempo seco agrava doenças oculares

Período seco: O clima contribui para a redução de casos de dengue

Frio: Saiba como conservar melhor as roupas

Inversão térmica: saiba por que os centros urbanos ficam poluídos no outono e inverno

Cuidado com a saúde: poluição nas metrópoles aumentam com o tempo seco

Você sabe o que é sensação térmica?

 

Reservatórios

Tamanho do Sistema Cantareira dificulta aumento no nível dos reservatórios