Por que as nuvens são importantes?

Organização Meteorológica Mundial chama atenção sobre a importância das nuvens para o clima

Em 2017, a OMM (Organização Meteorológica Mundial), ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) se volta para o tema “Entendendo as Nuvens”. À primeira vista, o assunto pode não parecer tão relevante, mas o objetivo do estudo, publicado no Internacional Cloud Atlas, que foi atualizado recentemente pela OMM, explica a importância de analisar o formato e as condições estruturais das nuvens a fim de entender as mudanças climáticas pelas quais o mundo passa.

tipos de nuvens

Tipos de nuvens e altura/ Fonte: Thomson Higher Education adaptado por Somar Meteorologia

Segundo a OMM, as nuvens funcionam como uma peça chave nos estudos de clima, isto porque são um ponto crucial no ciclo da água. “A nuvem é um aglomerado de partículas de água que evaporaram e se condensaram. Elas são carregadas pelos ventos e levam a chuva para determinados locais”, comenta o climatologista da Somar, Paulo Etchichury.

Mas não é só isso. De acordo com o profissional, “é a partir da observação das nuvens que se consegue prever como serão determinados eventos meteorológicos, como tempestades e nevascas e com qual intensidade ocorrerão. Até mesmo o efeito de um vulcão ativo pode ser reconhecido a partir do estudo das nuvens.”

As pesquisas sobre as nuvens são fundamentais para estudos e previsões na meteorologia, mas também são essenciais para os profissionais da navegação e aviação.  No ar os aviões evitam entrar em nuvens de tempestades, enquanto no oceano, os navegantes precisam estar atentos a possíveis formações de tornados, por isso é essencial saber reconhecer o formato de cada nuvem.

Aprenda a identificá-las:

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

Como se mede o volume da chuva?

Quanta chuva é preciso para recuperar um reservatório?

Como é medida a velocidade do vento?