Cantareira: Fevereiro termina com chuva abaixo da média

Apesar disso, reservatório fechou o mês com alta de quase 3%. Saiba como fica o tempo em março:

O mês de fevereiro terminou com chuva abaixo da média no Sistema Cantareira, algo bem diferente do que foi registrado em janeiro, com 50% a mais do que o esperado. As informações divulgadas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) apontam que o mês encerrou com 94,2mm de chuva ante a média climatológica de 203,4mm.

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Foto: Banco de Imagem Somar Meteorologia

Apesar disso, o percentual aumentou de 89,6% para 92% no dia 28 de fevereiro contando o volume morto, sem ele o valor ficou de 60,3% para 62,8%.

De acordo com a Somar Meteorologia, o mês de janeiro foi marcado pela distribuição irregular das precipitações no Brasil, que se concentraram inclusive sobre o Estado de São Paulo, porém em fevereiro, a chuva se espalhou pelo país o que explica o fato de ter sido inferior à média histórica em algumas áreas entre São Paulo e sul de Minas Gerais.

Além do Cantareira, os demais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo também não registraram os volumes esperados para todo o mês de fevereiro e apenas o sistema Alto Tietê apresentou uma alta no percentual de 52,4% para 52,7%.

 

Como será em março?

Marcado pela mudança na estação, o mês de março começou sem chuvas nos principais mananciais da região metropolitana de São Paulo. O Cantareira se mantém em 92% nesta quinta-feira (02), porém os outros reservatórios já registraram uma queda em relação ao fim de fevereiro e atualmente o Alto Tietê está em 52,6%, Guarapiranga em 76,5%, Alto Cotia com 100,2%, Rio Grande com 90,3% e Rio Claro com 95,5%.

Segundo as simulações meteorológicas, a expectativa para março é de chuva sobre o centro e sul da região Sudeste, com acumulados que podem passar dos 200mm no sul de São Paulo e deve oscilar entre 150 e 200mm no oeste e sul de Minas Gerais, especialmente na primeira quinzena do mês, o que ajudará na elevação dos reservatórios.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

 

Como fica o tempo em março?

Como se mede o volume da chuva?