" }
Cantareira deve ter chuva acima da média em dezembro

Desde outubro o reservatório registra precipitações acima do esperado, o que deve acontecer novamente neste mês

O Cantareira encerrou os meses de outubro e novembro com chuva acima da média. O total acumulado nestes dois meses foi de 346,1mm, sendo que a soma da média dos mesmos é de 289,5mm. Agora, a expectativa é de que o Reservatório tenha mais um mês de precipitações volumosas em dezembro e que as chuvas superem a média novamente.

shutterstock_216069106

Chuvas ficam acima da média no Cantareira/ Fonte: Banco de imagens da Somar Meteorologia

De acordo com a Somar Meteorologia, o mês será marcado por temporais em todo o Sudeste. “Isto porque um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que é uma massa de ar seco que atua sobre o Nordeste e impede as chuvas de avançarem sobre a região, atua junto à Alta da Bolívia, um fenômeno conhecido por provocar chuvas regulares no centro do país. Os dois juntos mantêm um corredor de umidade sobre o Sudeste, que aumenta a nebulosidade e a frequência das chuvas”, explica a meteorologista da Somar, Olívia Nunes.

Até esta terça-feira (12), o Cantareira já havia registrado 87,6mm de chuva, e para a meteorologista Nadiara Pereira, a possibilidade de atingir pelo menos a metade da média de dezembro até o final da semana é grande. “A previsão aponta chuva volumosa para o sul de Minas Gerais e interior de São Paulo entre a terça e quarta-feira (15). Algumas cidades mineiras próximas ao manancial devem registrar até 100mm acumulados”. A média do mês no Sistema Cantareira é de 220,5mm.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

O que significa chuva em pontos isolados?

Próxima semana será de chuva no centro do país

Como será dezembro?