" }
Brasília: Chuvas devem aliviar déficit hídrico em fevereiro

Reservatórios devem receber chuvas volumosas ao longo do mês, mas preocupação com período seco continua

A cidade de Brasília passou pelo pior período seco dos últimos 30 anos em 2016, com apenas sete dias de chuva durante todo o outono e inverno, que fez com que os reservatórios da cidade começassem o verão com volumes pouco acima dos 20% e o risco do abastecimento entrar em rodízio, o que veio a acontecer em 16 de janeiro.

descoberto2

Barragem de Descoberto/ Fonte: Gabriel Jabur via Agência Brasília

Segundo os dados da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), o reservatório de Descoberto, principal fonte de abastecimento da Capital Federal, que chegou a transbordar em março de 2016, atingiu o volume de 18,85% no início de janeiro, enquanto o Santa Maria se manteve na marca dos 40%.

Mas diferente dos dois últimos meses que foram marcados por chuvas irregulares, fevereiro deve trazer uma mudança de cenário para os reservatórios da cidade. De acordo com a Somar Meteorologia, o enfraquecimento do bloqueio atmosférico que vinha impedindo a passagem das chuvas, perdeu força e permitiu que as precipitações avançassem pelo país logo nos primeiros dias do mês, o que elevou o nível de Descoberto para 24%.

Para o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, as nuvens carregadas somadas à temperaturas mais amenas devem se tornar padrão em todo o Centro-Oeste durante o mês. “Brasília deve ser uma das cidades mais beneficiadas com precipitações mais regulares em comparação a janeiro, o que deve aliviar bastante a situação dos reservatórios”.

Ainda assim, o profissional chama a atenção para o próximo período seco, que tem início em abril, após a chegada do outono. “Apesar de o volume de chuva em fevereiro contribuir com a recuperação da bacia hidrográfica, o cenário ainda exige cautela, uma vez que não se sabe se a recuperação dos reservatórios será suficiente para passar por este período marcado pelo recesso de chuvas na Capital Federal”.

 

Veja agora a previsão do tempo na sua cidade.

 

Metade norte do Brasil terá chuva forte na próxima semana

Qual é a expectativa para o setor elétrico durante o verão?

Como fica o tempo em fevereiro?