Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Recorde de baixa temperatura em várias capitais brasileiras

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Ar frio de origem polar derruba a temperatura em várias capitais registraram as menores temperaturas de 2024, até agora.

 

Ar polar entrou em Curitiba e deixa a capital do Paraná fria (Foto: Getty Imagens)

 


Duplo recorde de frio em Porto Alegre

 

Em Porto Alegre,  esta terça-feira, 14 de maio, teve duplo recorde de frio. Com temperatura mínima de 10°C e máxima de 16,5°C, a capital gaúcha registrou a menor temperatura deste ano e a menor temperatura máxima. Na segunda-feira, a mínima foi de 16,6°C e a máxima de 19,8°C.


Temperatura invertida em Curitiba

 

Com a forte presença do ar frio polar e céu nublado, Curitiba foi esfriando ao longo da terça-feira, 14 de maio, e registrou o que os meteorologistas chamam de "temperatura invertida": a menor temperatura do dia ocorreu à noite e não ao amanhecer, como acontece quase todos os dias do ano. 

O gráfico mostra que a temperatura mínima por volta das 6 horas era de 14,3°C e às 18 horas de 12,7°C. A tendência de declínio persistiu e a temperatura às 22 horas chegou aos 12,4°C.

O recorde atual de menor temperatura em Curitiba é de 9,3°C, em 19 de abril.

 

 

Entrada de ar polar causa inversão da temperatura e Curitiba em14/5/24 ( Gráfico: Inmet)

 

 

Menor temperatura máxima em Campo Grande

 

O estado de Mato Grosso do Sul também sentiu a presença do ar polar nesta quarta-feira e teve grande queda da temperatura. Na capital, Campo Grande, o amanhecer de 14 de maio foi o segundo mais frio do ano, até agora, com temperatura mínima de 15,6°C. A menor temperatura em 2024 foi de 15,3°C, em 18 de abril. Mas há chance de novo recorde nesta quarta-feira, com previsão de 15°C de temperatura mínima. 


Mas em Campo Grande, a tarde desta quarta-feira foi a mais fria do ano, com temperatura máxima de 23,4°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 25,7°C, em 16 de abril. Na segunda-feira, a temperatura variou de 20,8°C a 30,0°C.

 


Duplo recorde de baixa temperatura em Cuiabá

 

Cuiabá, capital de Mato Grosso, também teve acentuada queda da temperatura provocada pela chegada do ar frio de origem polar. A madrugada de 14 de maio foi a mais fria de 2024 até agora, com temperatura mínima de 18,4°C. O recorde anterior era de 20,6°C, em 28 de janeiro. Mas Cuiabá também teve a tarde mais fresca deste ano, com temperatura máxima de  28,3°C.

 

 

Friagem no Acre e em Rondônia

 

O ar polar que entrou no Brasil conseguiu chegar ao Acre e a Rondônia provocando o fenômeno da friagem. A temperatura nesta terça-feira chegou a 17,1°C em Vilhena, no sul de Rondônia, e a 18,5°C em Epitaciolândia, no Acre. Em Rio Branco, a temperatura baixou para 19,3°C e foi recorde do ano.

 

Friagem no Acre e em Rondônia


O ar polar que entrou no Brasil consegui chegar ao Acre e a Rondônia provocando o fenômeno da friagem. A temperatura nesta terça-feira chegou a 17,1°C em Vilhena, no sul de Rondônia, e a 18,5°C em Epitaciolândia, no Acre. Em Rio Branco, a temperatura baixou para 19,3°C e foi recorde do ano.

+ mais notícias