Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Duplo recorde de frio em Porto Alegre

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

Em meio à água das enchentes, a população de Porto Alegre também enfrenta a baixa temperatura. Com o tempo chuvoso e a recente entrada de ar frio de origem polar, esfriou bastante em relação ao calor fora do normal que fazia até metade da semana.


As medições do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram a sexta-feira, 10 de maio, foi o dia mais frio de 2024 em Porto Alegre, até agora.

 

A capital gaúcha registrou a menor temperatura mínima de 2024, 12,6°C, e a menor máxima deste ano, 18,3°C.

 

Os recordes anteriores eram 13,6°C de temperatura mínima, em 18 de abril, e  18,5°C de menor temperatura máxima, em 3 de maio.

 

 

Porto Alegre alagada pela cheia histórica do Guaíba 9-5-24 (Foto: Mauricio Tonetto/Secom - Fotos Públicas)

 


Mais frio e geada à vista


Este fim de semana, 11 e 12 de maio, será com temperaturas amenas em todo o Rio Grande do Sul por causa do tempo chuvoso e também pela entrada de ar frio de origem polar, por causa da passagem de uma frente fria.


Mas outra frente fria se forma na segunda-feira, 13 de maio, e deve injetar uma dose de ar frio mais intenso sobre o Rio Grande do Sul na próxima semana.


As temperaturas vão baixar muito no Rio Grande do Sul de segunda até a quarta-feira, 15 de maio. Novos recordes de menores temperaturas deste ano, até agora, devem ser observados na terça e/ou quarta-feira.

 

Risco de geada


Na terça, 14 de maio, a temperatura poderá atingir o dígito de 10°C em Porto Alegre pela primeira vez este ano. A fronteira com o Rio Grande do Sul deve experimentar o frio abaixo dos 5°C e condições para geada. 

Na quarta-feira, 15, esta situação se repete na fronteira com o Uruguai, com temperaturas novamente abaixo dos 5°C ao amanhecer, e Porto Alegre deve registrar menos de 10°C, pela primeira vez este ano.

+ mais notícias