Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frio e risco de geada: confira onde

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Na retaguarda do deslocamento de uma frente fria no decorrer desta quarta-feira, 17 de abril, uma área de alta pressão passa a atuar sobre o Sul do Brasil. A massa de ar frio deve reduzir as temperaturas na Região nos próximos dias. Será o primeiro frio do outono. 


Depois de muita chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, agora, a situação deve ficar mais tranquila. Uma área de alta pressão deve inibir a formação de nuvens carregadas em todo o Sul do Brasil de quinta (18) a sábado (20), pelo menos. Isso indica dias consecutivos de sol e poucas nuvens. Há condições para névoa no amanhecer no leste do Paraná, inclusive em Curitiba, e no interior do território gaúcho, em áreas próximas a Passo Fundo, Soledade e Cruz Alta, por exemplo. 


Com a entrada da massa de ar polar, a sensação de frio, principalmente na madrugada e no amanhecer, aumenta. Em boa parte dos três estados, as temperaturas mínimas devem ficar entre 7ºC e 17ºC. E mesmo com a incidência solar, não esquenta até o meio da tarde. As máximas não devem ultrapassar a casa dos 26ºC.

 


Recorde: temperatura mais baixa do ano até agora

 

A cidade de Porto Alegre pode registrar temperatura mínima recorde para o ano de 2024. Entre os dias 18 e 21, as mínimas previstas ficam entre 12°C e 14°C. Curitiba também pode registrar uma nova marca de menor temperatura mínima para o ano, girando em torno de 11°C e 13°C nestes próximos dias. 


Em alguns pontos, a temperatura pode ser ainda mais baixa, com o amanhecer marcado por uma fina camada de gelo sobre os pastos, a calçada e os carros:

 


Onde há risco de geada

 

  • Quinta-feira, 18 de abril: pode ocorrer nos pontos mais altos da serra catarinense e no sudeste do Paraná.

 

  • Sexta-feira, 19 de abril: pode ocorrer nos pontos mais altos da serra gaúcha, serra catarinense e no sudeste do Paraná.

 

  • Sábado, 20 de abril: pode ocorrer nos pontos mais altos da serra catarinense.

 

GettyImages-455245057 (1)

Imagem: GettyImages

+ mais notícias