Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

FATO OU FAKE: onda de frio no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

Os modelos meteorológicos de previsão já apontam uma mudança mais significativa para esta segunda quinzena do mês de abril de 2024! E a primeira queda mais expressiva de temperatura já tem data. Esta, seria a primeira virada mais significativa em alguns estados depois de um começo de outono quente em muitas Regiões do país. No entanto, algumas fake news têm circulado nas redes sociais a respeito do assunto - mas, calma! A Climatempo preparou um resumo básico do que podemos esperar para os próximos dias. 

 

FATO OU FAKE? 

 

"Onda de frio extremo"; "evento de frio intenso"


FAKE! Claro, esta será a primeira virada significativa em relação às temperaturas que teremos no ano de 2024! Podemos ter um período de ar frio mais prolongado, mas não extremo. Esta, seria a primeira massa de ar fria a ganhar força de uma forma mais ampla, diminuindo consideravelmente as temperaturas em alguns estados do centro-sul do país.

 

GettyImages-1297080364

Foto: Getty Images

 

E quando começa? 

 

O ar frio, começa a entrar pelo sul do continente já a partir da terça-feira, 9 de abril, mas, ele chega no Rio Grande do Sul no dia 10, com uma atuação mais restrita ainda - já que a área de alta pressão, ela se desloca para o oceano rapidamente - mas, a partir do dia 13, esse ar frio que avançou, ganha um reforço no sul do continente e a alta pressão, ela volta se aprofundar com a ajuda de um ciclone extratropical que deve se formar sobre algum ponto da Região Sul do país. Mas, é somente na segunda (15) e na terça-feira (16), que este ar frio e seco de origem polar vai se espalhar para os demais estados do centro-sul do Brasil. 

 

Quem vai sentir os impactos deste ar mais frio?

 

Além da Região Sul, alguns os estados, como: Mato Grosso do Sul, São Paulo e parte do Sul de Minas, terão queda mais considerável de temperatura - com isto, podemos ter temperaturas mínimas baixas, até pelo menos o dia 20.

 

Alguns fenômenos pontuais de geadas podem ser observados durante este período em regiões de serra e lugares mais altos de Santa Catarina e do estado do Rio Grande do Sul. 

 

Fique de olho nas nossas atualizações e acompanhamento dos sistemas que teremos no decorrer desta semana! 

+ mais notícias