Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva ganha intensidade no Piauí e Maranhão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua facilitando a entrada de umidade em áreas da costa norte do Nordeste. O tempo deve se manter instável ao longo dos próximos dias nessas áreas, e especialmente no Maranhão e no Piauí a chuva deve ganhar intensidade e volume.


O domingo de Páscoa, 31 de março, deve ter predomínio de sol e a partir da tarde há risco de temporais, inclusive nas capitais São Luís e Teresina. Serão fortes pancadas de chuva, com volumes acumulados elevados, raios e ventos de mais de 70km/h. Já no extremo sul maranhense e no sul do PI, também deve chover, mas com moderada a forte intensidade.

 

 nordeste_risco_lintv

Mapa de risco de temporais no Nordeste do Brasil neste domingo, 31 de março de 2024. Fonte: Climatempo.


Na segunda-feira (01), o céu fica com muitas nuvens, terão poucas aberturas de sol no Maranhão e chance de chuva a qualquer hora. Já no Piauí, a chuva também pode começar no período da manhã, mas intercala períodos de melhora. 


A chuva continua na terça-feira (02). Muita nebulosidade deve ser esperada em ambos estados e pancadas a qualquer momento do dia.


O sol aparece mais na quarta-feira (03), mas não se descarta a possibilidade de chuva isolada no fim do dia. E mais uma vez os volumes de chuva devem ser elevados.

 

Pancadas de chuva com altos volumes em curto período de tempo podem ocasionar problemas como pontos de alagamentos e enchentes. A situação é de atenção sobre MA e PI nos próximos dias.

 

Entre os dias 30 de março e 3 de abril, os volumes acumulados podem ultrapassar os 200mm acumulados em alguns pontos, como indica o mapa abaixo.

 

1

Mapa de chuva acumulada no Brasil entre os dias 30 de março e 3 abril de 2024. Fonte: Climatempo.

 

É importante salientar que essa chuva frequente também pode continuar interrompendo as atividades de colheita de cultivos como a soja, milho verão, arroz, plantio do milho 2ª safra e ocasionar danos de logística e escoamento agrícola. 


Para mais detalhes sobre o impacto do clima no agronegócio clique aqui! 

 

 

 

GettyImages-1148170411

Imagem: GettyImages

+ mais notícias