Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Forte frente fria chegou ao Sudeste. Ar frio polar atua no Sul.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

9 min de leitura

Climatempo - Previsão do tempo para o Brasil para 22/03/2024 -sexta-feira


Nuvens muito carregadas continuam crescendo por quase todo o Brasil nesta sexta-feira por causa do excesso de calor e grande disponibilidade de umidade no ar. Tem risco de chuva forte e volumosa em áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e especialmente no Sudeste. 

 

Depois de provocar temporais e rajadas de vento de 140 km/h no Rio Grande Sul, uma frente fria passa por São Paulo e chega ao Rio De Janeiro nesta sexta-feira causando chuva muito volumosa até o sábado em áreas destes dois estados e no centro-sul de Minas Gerais.

 

As nuvens carregadas se afastam de vez da Região Sul e o ar frio de origem polar predomina sobre a Região nesta sexta-feira. O ar frio também chega ao Mato Grosso do Sul e avança para o Sudeste.

 

A Zona de Convergência Intertropical continua contribuindo para chuva forte em áreas do Norte e do Nordeste.

 

Risco de temporais no Brasil para 22/3/24 (Arte e previsão: Climatempo)

 


Previsão do tempo para o Brasil para 22/03/2024 -sexta-feira

 

Região Sul

 

As nuvens carregadas de uma frente fria se afastam cada vez mais do Sul do Brasil e as condições para chuva diminuem. O ar frio de origem polar se espalha sobre a Região causando grande queda da temperatura em relação aos últimos dias.


O norte do Paraná, a Grande Florianópolis e o litoral sul de Santa Catarina ainda têm muitas nuvens e pancadas de chuva nesta sexta-feira, mas que não devem causar transtornos. O dia fica chuvoso no litoral do Paraná. 


Na Grande Curitiba, no Vale do Itajaí e no litoral norte catarinense, a sexta-feira é nublada, com chuviscos. 


O sol brilha forte no centro, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas gaúchas, de Santa Catarina e do Paraná, o sol aparece, mas entre muitas nuvens.

 

A temperatura fica amena em toda a Região Sul e o mar fica agitado. 

 

Região Sudeste

 

Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio de Janeiro estimulando um grande aumento da nebulosidade e das condições para chuva sobre o Sudeste. Além disso, o ar quente e úmido ainda predomina no Sudeste e facilita a formação das nuvens carregadas sobre a Região.


O dia fica chuvoso no extremo sul e leste de São Paulo (inclui Grande São Paulo e litoral), no centro-sul do Rio de Janeiro (inclui Grande Rio e região serrana fluminense) e a Zona da Mata Mineira. Chove muito nestas regiões. Há risco de alagamentos e de ventania.


Nas demais regiões de São Paulo, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, no centro-sul de Minas Gerais (inclui Grande Belo Horizonte), o dia é com muitas nuvens, pancadas de chuva a qualquer hora e alguns períodos com a presença do sol. Há risco de chuva forte.


No norte do Rio de Janeiro, no centro, leste e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo (exceto norte do estado), o sol aparece, faz muito calor no decorrer do dia e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. 


Nesta sexta-feira não deve chover apenas no extremo norte do Espírito Santo e nas regiões mineiras de divisa com o extremo sul da Bahia.

 


Região Centro-Oeste

 

O ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste e facilita o crescimento de nuvens carregadas sobre toda a Região. A recente passagem de uma frente fria pelo Mato Grosso do Sul deixou ventos frios, de origem polar, que aliviam o calor extremo. O ar frio chega ao sul de Mato Grosso e de Goiás.

 

No norte de Mato Grosso, no Distrito Federal e no leste e norte de Goiás, o dia é com períodos com sol de manhã e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover forte.

 

No restante do Centro-Oeste, a sexta-feira é com muitas nuvens e a chuva ocorre a qualquer hora e também pode ser forte A temperatura está em declínio em Mato Grosso do Sul.

 


Região Nordeste

 

O ar quente e úmido que está sobre o Nordeste e a Zona de Convergência Intertropical estimulam o crescimento de nuvens de chuva sobre todos os estados da Região. Uma novo vórtice ciclônico de altos níveis está na costa leste do Nordeste e ajuda a aumentar as condições para chuva. 

 

No Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco, a sexta-feira é com períodos com sol, muitas nuvens e pancadas de chuva, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte.

 

Alerta para temporais no Maranhão e centro-norte e oeste do Piauí, incluindo as capitais São Luís e Teresina.


Dia de sol e sem chuva apenas na região do sul da Bahia.


No centro-leste e nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e em  Pernambuco, o sol aparece o dia todo e as pancadas de chuva devem ser fracas a moderadas. 

 


Região Norte

 

O ar quente e úmido que predomina sobre o Norte do Brasil e as áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical deixam muitas nuvens carregadas sobre a Região.

 

Quase toda a Região Norte tem um dia com períodos de sol e  pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes.

 

Alerta para temporais no litoral, no centro, leste e nordeste do Pará e no centro-norte do Tocantins, no Acre, centro-oeste e sul de Rondônia.

 

Dia de sol e calor intenso em Roraima.

 

 

Alertas meteorológicos para  22/03/2024 -sexta-feira

 

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Fortaleza, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Rio Branco e Porto Velho.

 

Aviso especial: perigo de temporais e de chuva volumosa, com risco de raios e de ventania em torno de 85  km/h no litoral de São Paulo, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e região serrana fluminense, e na Zona da Mata Mineira

 

Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h em norte de São Paulo, na serra e sul do estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas, no centro- oeste e centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, na Grande Belo Horizonte, no norte do Rio de Janeiro, no sul do Espírito Santo, na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e Mato Grosso, em  Mato Grosso (exceto no nordeste do estado), em Goiânia e no centro-sul de Goiás, no Maranhão, centro-norte e oeste do Piauí, litoral, centro, leste e nordeste do Pará, extremo sudoeste do Amazona, Acre, centro-oeste e sul de Rondônia

 

Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, oeste, sul e centro-leste de São Paulo, na Grande Vitória e centro capixaba, noroeste de Minas Gerais, nordeste de Mato Grosso, centro-oeste e centro-leste de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, centro-norte e nordeste de Goiás, oeste da Bahia, Vale do São Francisco, sul do Piauí, interior do Rio Grande do Norte, Ceará, sertão da Paraíba e de Pernambuco, centro-sul do Tocantins, centro-sul e leste do Amapá, Amazonas (exceto sudoeste do estado), norte de Rondônia.

 

Atenção para chuva moderada na região do litoral entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

 

+ mais notícias