Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais chuva no Maranhão, Piauí e Tocantins

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Enchente em Mirador (MA) pela cheia do rio Itapecuru (Foto: @dgrproduções)

3 min de leitura

Foto: Enchente em Mirador (MA)/Foto: @dgrproduções

 

 

A chuva castigou áreas do Maranhão e do Piauí neste início de ano, deixando grandes áreas alagadas, inclusive em Teresina, a capital do Piauí. Em apenas 4 dias já choveu mais do que o normal para todo o mês de janeiro. Em um dos locais de medição, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou cerca de 206, mm, entre o fim da tarde do dia 1 e o fim da tarde de 4 de janeiro de 2022. A média de chuva em Teresina para janeiro é de aproximadamente 197 mm, pelos cálculos do Instituto nacional de meteorologia para o período de 1981 a 2010.


No Maranhão, os problemas com excesso de chuva e cheia de rios ocorrem no sul do estado.  Com a chuva forte e frequente de dezembro de 2021 sobre o Tocantins, o nível do rio Tocantins subiu muito alagando áreas do sul do Maranhão. O rio Tocantins faz a divisa do sul do Maranhão com o norte do estado do Tocantins. 


A enchente do Tocantins atingiu a região de Imperatriz. Mas o rio Itapecuru também encheu e deixou a cidade de Mirador debaixo d´água.

 

 

Enchente em Mirador (MA) pela cheia do rio Itapecuru (Foto: @dgrproduções)

 

Enchente em Mirador (MA) pela cheia do rio Itapecuru (Foto: @dgrproduções)

 


Mais chuva no Maranhão, Piauí e Tocantins


As nuvens carregadas vão continuar se formando sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins nos próximos dias, provocando mais pancadas de chuva. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical também estão contribuindo para aumentar a chuva no extremo norte do Brasil.

 

Todas estas áreas de instabilidade podem provocar chuva forte sobre o Maranhão, o Piauí e o Tocantins elevando ainda mais o nível dos rios.

 


Grandes volumes de chuva acumulados no MA, PI e TO em 4 dias

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, no período de 1 a 4 de janeiro de 2021, choveu 139,5 mm em Imperatriz (MA), mais da metade da média de chuva para janeiro que é de 253 mm 

 

Em Teresina, capital do Piauí, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 206 mm em 4 dias, de entre 17h de do dia 1 até 17 horas de 4 de janeiro de 2022

 

Em Almas, no Tocantins, o Inmet registrou 189,2 mm acumulados em 4 dias.

+ mais notícias